Home > Notícias

Intel venderá chips Atom para a fabricante de celulares Nokia

Anúncio é importante para Intel expandir sua presença no mercado de celulares, do qual a Nokia responde por 37% de participação.

IDG News Service

23/06/2009 às 10h02

Foto:

A Intel e a Nokia anunciaram nesta terça-feira (23/6) que estão trabalhando em conjunto para o desenvolvimento de uma nova arquitetura para chipsets e dispositivos móveis além de colaborarem em projetos de aplicativos open source para tais dispositivos.

O anúncio é significativo para a Intel, que vem buscando expandir sua presença no mercado de dispositivos móveis (hoje dominado por chips da Arm), tendo em vista que a Nokia lidera o mercado mundial de celulares, com 37% de participação.

Processadores da Arm estão presentes, por exemplo, no iPhone da Apple e mesmo em muitos celulares de finlandesa Nokia. A Intel domina o mercado de chips para desktops e servidores, tendo registrado uma participação de 77,3%, no primeiro trimestre do ano, segundo a consultoria IDC.

Em 2008, segundo a consultoria IDC, a Nokia liderou o mercado com 468,4 milhões de celulares, seguida pela Samsung (196,7 milhões de unidades). A terceira colocada, LG, vendeu 100,7 milhões de celulares no ano passado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail