Home > Notícias

Inteligência artificial aprende dicas de estratégia com StarCraft II

Jogo da Blizzard Entertainment servirá como ambiente para uma avaliação comparativa da DeepMind, uma das mais avançadas pesquisas em IA

Da Redação

24/01/2019 às 15h30

Foto: Shutterstock

Quando se fala em inteligência artificial, muitas são as possibilidades. E uma das próximas investidas será nos jogos de videogame, já que a DeepMind, uma das mais avançadas pesquisas em IA, será treinada para entender as mecânicas de StarCraft II, jogo de estratégia da Blizzard Entertainment.

De acordo com um comunicado da assessoria de imprensa, a escolha de StarCraft II não foi em vão: o jogo traz o ambiente perfeito para uma avaliação comparativa pois há diversas variáveis que permitem a avaliação de problemas como planejamento, em como lidar com situações incertas e raciocínio espacial do mapa, exigindo habilidades multitarefas para progredir.

Para começar a entender a complexidade do jogo, a máquina foi desafiada a entender as regras básicas do jogo passando a exibir um comportamento engraçado, como atacar o adversário de imediato com trabalhadores. Com esta estratégia, ele teve 50% de aproveitamento contra a I.A. de StarCraft II padrão da dificuldade Insana. Na fase seguinte, o agente assistiu diversas partidas de jogadores reais e assim aprendeu a executar estratégias comuns de macrogerenciamento, além de ser defender de táticas agressivas.

O experimento completo será demonstrado às 16h00 (horário de Brasília), no canal oficial de StarCraft no Twitch ou na conta da DeepMind no YouTube. Você pode assistir ao vídeo no player abaixo:

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail