Home > Notícias

Interatividade chega à TV Digital aberta no celular

Iniciativa da LG, em parceria inicial com a Rede Globo, possibilitará ao torcedor brasileiro interagir com a programação durante a Copa do Mundo.

Redação do IDG Now!

01/06/2010 às 12h18

Foto:

Atualizada em 1/6/2010, às 13:49 hs
A LG anunciou nesta terça-feira (1/6) a disponibilidade do recurso de interação para os celulares TV Phone GM600, da série Scarlet II, disponíveis no mercado há mais ou menos um mês, nas grandes operadoras. Usuários que já compraram o aparelho nesse período poderão fazer o upgrade do software para interatividade por meio de download na web.

A aplicação de interatividade segue o padrão Ginga (que permite ao aparelho ostentar a selo DTVi) e será transmitida pelas emissoras para os aparelhos. A da aplicação interativa da Rede Globo foi usada para demonstração durante o anúncio, mas a LG garante que já trabalha com outras emissoras também.

Durante a Copa do Mundo, por exemplo, a emissora tem disponível o nome e posição dos jogadores escalados do jogo que está sendo transmitido, além de exibir o resultado dos jogos anteriores e a tabela completa da Copa. Importante frisar que essa característica é transmitida pela emissora de TV em conjunto com o sinal de TV digital e, portanto, não existe nenhum custo para o consumidor.

LG Scarlet II com Ginga_horizontal

O novo LG Scarlet II com TV digital interativa

Mas entre as possibilidades de interação está a realização de enquetes que fazem uso do canal de retorno. No caso da Globo, por meio do envio de SMS, acionados por botões inseridos na própria aplicação (repare na foto o ícone em vermelho). Nesse caso, a cada uso, a aplicação dá um aviso alertando sobre a cobrança do envio e seu valor, que pode variar de operadora para operadora.

O aparelho é o terceiro modelo com recepção de TV Digital (padrão 1-Seg) vendido pela LG no mercado brasileiro. Custará R$ 700 em média, dependendo do plano de cada operadora, e se posiciona entre os dois modelos anteriores: o Scarlet 3G e o GM630. O GM600 Scarlet II utiliza rede padrão EDGE,  tem tela de três polegadas sensível ao toque, possibilidade para captura e gravação de 10 horas de vídeo, câmera de 3,2 megapixels e som Dolby Mobile. A LG tem plano de levar interatividade a um a um aparelho 3G, mais caro,  ainda este ano.

Nesse momento, a intenção da operadora foi ter um terminal mais barato, para massificar o uso, aproveitando o grande interesse do brasileiro pela Copa. A expectativa da LG, segundo o gerente de produtos Rodrigo Ayires, é de que o GM600 Scarlet II passe a ser o campeão de vendas da empresa nesse segmento de aparelhos com recepção de TV Digital. A partir deste mês, o celular interativo  estará disponível em praticamente 75% dos pontos de venda trabalhados pela LG.

Nas contas da LG, o Brasil chegou ao fim de 2009 com 1,5% dos celulares vendidos no país já com recurso de recepção de TV Digital. O índice deve chegar a 5% até o fim deste ano. E, em 2014, a previsão da fabricante coreana e a da TV Globo é a de que mais de 30 milhões de brasileiros vejam a Copa do Brasil nos seus telefones.

Para Raymundo Barros, diretor da Central Globo de Engenharia em São Paulo, " o lançamento  de hoje demonstra que, agora, a cadeia de mercado da interatividade está completa, com o aplicativo, o terminal de recepção e o canal de retorno". Afirma ainda que  vários outros modelos de negócio já estão em negociação com as operadoras de telefonia celular, incluindo o uso de pacotes de dados. Entre eles, a possibilidade de ver, sob demanda, a cena mais marcante do capítulo da novela na noite anterior. "Nesse caso, diferente do que acontece com o sinal da TV digital, o vídeo vai trafegar pela rede da operadora", afirmou

É apenas uma questão de tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail