Home > Notícias

Interior de SP terá fábrica de semicondutores de R$ 2 bilhões

Resultado de uma joint venture, fábrica ficará na cidade de São Carlos e produzirá chips de memórias para celulares e TV digital.

Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!

01/10/2008 às 16h06

Foto:

A cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, vai receber uma fábrica de semicondutores, joint venture entre a Symetrix e o Grupo Damha, responsável Parque Eco-Tecnológico Damha, instalado na cidade do interior paulista.

Com investimento previsto de 2 bilhões de reais, a fábrica começa a ser construída em meados do próximo e deve iniciar as operações em até 2 anos e meio. A planta deve gerar 700 empregos diretos. “Serão empregos altamente qualificados, para engenheiros especializados em materiais avançados”, disse o professor Newton Lima Neto, prefeito de São Carlos.

A cidade disputou com Recife e Rio de Janeiro para ser escolhida como sede do projeto, conforme antecipou o Computerworld em janeiro deste ano. A presença de grupos de pesquisa ligados à Universidade Estadual Paulista (Unesp), que fica em Araraquara, cidade vizinha, foi determinante para a decisão.

“O ambiente tecnológico da cidade e os recursos humanos altamente qualificados pesaram a nosso favor”, justificou o prefeito.

Serão fabricados na planta chips de memória ferroelétrica, usados em “cartões inteligentes” como bilhetes de transporte público, telefonia celular e movimentações bancárias.

Segundo Ricardo Castelo Branco, diretor comercial da joint venture, o Brasil importa hoje cerca de 7 bilhões de chips deste tipo ao ano. A fábrica deve iniciar as operações com uma produção mínima anual de 100 milhões de chips.

Graças à política industrial do governo brasileiro para incentivar a produção local de semicondutores, a companhia será isenta de todos os impostos federais. “Vamos começar atuando no mercado interno, com preços competitivos. No futuro, planejamos exportar para os Estados Unidos”, revela Branco. A projeção inicial de faturamento é de 100 milhões de dólares ao ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail