Home > Notícias

Internautas paulistanos temem fraude em compras pela internet

Segundo pesquisa da Fecomercio divulgada hoje (3/8), 57% dos consumidores da capital receiam problemas em operações comerciais pela rede

Por Evelin Ribeiro, do IDG Now!

03/08/2009 às 11h34

Foto:

Uma pesquisa inédita encomendada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) aponta que 57% dos internautas temem fraudes em compras feitas pela internet. Feito com mil pessoas na capital paulista, o estudo foi divulgado na manhã desta segunda-feira (3/8) durante a abertura do Congresso Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, evento realizado na sede da Fecomercio  e que se estenderá até amanhã.

A pesquisa também constata que 76% dos entrevistados usam algum tipo de antivírus. Mesmo assim,  14% se disseram vítimas - ou têm alguém na família que passou pelo problema – de operações fraulentas realizadas pela rede.

“O índice de 14% pode parecer pouco, mas a disseminação de fraudes no comércio têm impacto muito maior”, diz o advogado Renato Opice Blum, presidente do conselho de tecnologia da informação da Fecomercio.

Entre as pessoas que enfrentaram problemas nas operações virtuais, 37% sofreram desvio de dinheiro de suas contas bancárias, 24% foram alvo de compras indevidas com uso de cartão de crédito e 19% tiveram seus dados pessoais utilizados de forma não autorizada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail