Home > Notícias

Internet Explorer cai e Chrome se aproxima do Safari

Em agosto, navegador da Microsoft perdeu 1,1% de participação em relação a julho, somando 66,6% do mercado. Browser da Apple ficou em 4,07%, com navegador do Google atingindo 2,9%

Computerworld/EUA

01/09/2009 às 11h50

Foto:

Em agosto, o navegador Internet Explorer (IE), da Microsoft, perdeu 1,1 ponto porcentual de participação em relação a julho, somando 66,6% do mercado, informa o relatório da empresa de métricas online Net Applications.

De acordo com a análise, esta é a maior queda de participação do IE no mercado de navegadores desde novembro de 2008, quando caiu dois pontos porcentuais. Nos últimos 12 meses, o IE perdeu um acumulado de 8,6 pontos porcentuais.

No mesmo período, o Chrome, do Google, conquistou 1,25% de participação, diminuindo a diferença para o navegador Safari, da Apple. Se continuar neste ritmo, o navegador do Google deve ocupar a terceira posição do setor nos próximos 11 meses, afirma a NetApplications.

O browser da Apple manteve os 4,07%
do mercado de navegadores em agosto (mesmo número de julho), contra 3,6% do começo do ano. O Chrome registrou 2,9% do mercado
e o Opera, da norueguesa Opera Software, alcançou 2,1% de participação
- crescimento de 0,1% em um mês.

Já o Firefox, da Mozilla, conquistou quase metade da participação perdida pelo IE, em um ano. Em agosto, o navegador de código aberto ganhou 0,8%  de participação, somando 23,3% do mercado - pouco abaixo do recorde de participação de 23,8%, registrado em abril deste ano.

O Internet Explorer 6, que foi motivo de uma campanha  na internet  contra sua utilização pelas empresas, perdeu 2,4 pontos porcentuais de participação entre julho e agosto e conta agora com 24,8% do mercado. Já a versão mais recente, o IE8, ganhou 2,7 pontos porcentuais, registrando 15,2%, o que mostra um crescimento expressivo diante da participação de 3,6% verificada em abril deste ano.

Na avaliação da empresa de análises, a queda no uso do IE6 se deve mais ao fortalecimento de uma campanha da Microsoft, incentivando a migração para o IE8, do que a campanha pelo fim do navegador, lançado em 2001.

A medição da Net Applications se baseia no uso de navegadores que acessam mais de 40 mil sites monitorados pela empresa, somando 160 milhões de visitantes únicos por mês. Em julho, a empresa modificou seu sistema de medição . Ela analisa agora a proporção do uso dos navegadores em relação ao número de internautas de cada país, o que reduziu a fatia do Safari e aumentou a participação do Google Chrome, assim como dos outros navegadores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail