Home > Notícias

Internet Explorer continua a perder espaço no mercado de browsers

Segundo números da Net Applications, participação do navegador da Microsoft caiu de 69,77% em novembro para 68,15% em dezembro.

IDG News Service/França

02/01/2009 às 9h37

Foto:

O Internet Explorer voltou a perder espaço para outros navegadores, informou a consultoria Net Applications, que monitora o uso de browsers por parte dos internautas. Segundo a consultoria, a participação do Internet Explorer caiu de 69,77% para 68,15% no mês de dezembro. Em novembro, a participação do navegador da Microsoft era de 71,27%.

Por outro lado, os browsers Safari, Firefox e Chrome saíram ganhando com a queda de participação do IE. O Firefox agora é usado por 21,34% dos internautas - em novembro a participação era de 20,78%. O Safari subiu de 7,13% para 7,93% no mês passado, enquanto o Chrome, do Google, alcançou 1,04%, contra 0,83% de participação em novembro. O Opera manteve 0,71% de participação.

Uma das explicações, segundo a Net Applications, é que, em dezembro, as pessoas navegam mais do computador de casa do que do trabalho. “O feriado de fim de ano favoreceu muito o uso da internet nas residências, o que resulta em um aumento no uso de outros navegadores”, disse a companhia por meio de comunicado.

As estatísticas fornecidas pela Net Applications também indicam que mais internautas estão usando o sistema operacional OS X, da Apple.  A participação do Mac OS X cresceu de 8,87% para 9,63% em dezembro; já a participação do Windows caiu de 89,62% para 88,68%, no mesmo período. O número de usuários de Linux no desktop se manteve inalterado, perfazendo 0,85% do total.

Para realizar o estudo, a Net Applications coleta dados de mais de 160 milhões de internautas por mês, informou a empresa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail