Home > Notícias

Internet possui 2.275 agências digitais que movimentam R$ 755,3 milhões

Primeiro Censo Digital da Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi) aponta mercado pulverizado e altamente concentrado no Sudeste.

Redação do IDG Now!

03/09/2009 às 10h39

Foto:

O mercado brasileiro de internet conta com 2.275 agências digitais, que movimentam 755,3 milhões de reais e empregam 20,8 mil funcionários, segundo o primeiro Censo Digital, promovido pela Associação Brasileira de Agências Digitais (Abradi).

O estudo foi realizado por questionário respondido pela internet durante o mês de junho entre agências digitais associadas ao grupo, formado em março a partir da junção de oito núcleos regionais com o intuito de representar nacionalmente a categoria.

A pesquisa mostra um mercado em processo de maturação, com 56,6% das agências criadas há mais de seis anos, e bastante pulverizado, com 66,3% das empresas consultadas empregando até 20 funcionários. Na média, cada agência emprega 25 funcionários.

Outra prova da pulverização do mercado aparece nos faturamentos das agências brasileiras: 64,4% delas têm receita de até 1,2 milhão de reais por ano, enquanto apenas 10% do mercado fatura anualmente acima dos 5 milhões de reais.

Na distribuição geográfica, o Sudeste leva ampla vantagem sobre outras regiões: 58,1% das agências estão entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O Sul aparece na segunda posição (15,7%), seguido pelo Nordeste (14,4%). Centro-Oeste (7,7%) e Norte (4,1%) fecham a lista.

Entre as principais atividades realizadas pelas agências, a pesquisa coloca o desenvolvimento de websites na ponta, com 11,3% de participação, seguida por programação (10%), criação de campanhas (9,3%), consultoria e divulgações por e-mail (empatadas com 8,5%).

A pesquisa da Abradi indica que o foco das agências digitais no Brasil ainda passa longe do desenvolvimento de games ou de campanhas móveis de publicidade - nas últimas colocações, as atividades atingem 3,4% e 4,6%, respectivamente, do setor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail