Home > Notícias

Internet sem fio gratuita ajuda no desempenho de universitários

Pesquisa feita nos EUA aponta que 75% dos estudantes acreditam que acesso Wi-Fi gratuito no campus ajuda diretamente nos estudos.

ComputerWorld/EUA

07/10/2008 às 12h09

Foto:

Pesquisa realizada entre estudantes universitários nos Estados Unidos mostra que, para 75% deles, acesso à internet sem fio, por meio de redes Wi no campus tem impacto positivo em seu desempenho,

Os estudantes gostam tanto de Wi-Fi que 48% desistiriam de gastar com cerveja em nome do sinal, segundo a pesquisa conduzida pela Wakefield Research, a pedido da Wi-Fi Alliance. A pesquisa foi realizada em setembrom e ouviu 501 estudantes.

O estudo confirma o que CIOs de universidades norte-americanas e do Canadá vêm falando pelos últimos dois anos: novos estudantes preferem faculdades que tenham o sinal aberto. Quase 60% dos alunos questionados afirmaram que não iriam a uma universidade sem Wi-Fi e 79% disse que atravessar o curso seria muito mais difícil.

A pesquisa apontou ainda que alguns estudantes usam o sinal durante as aulas. Ainda que professores em algumas universidade possam decidir pelo uso ou não, gerentes de TI alegam que é difícil impor este tipo de restrição.

Mais de metade dos estudantes afirmou ter olhado suas contas no MySpace ou Facebook ou enviado e-mails pelo laptop durante a aula e quase metade deles já enviou alguma mensagem instantânea.

O levantamento apontou também que estudantes entram em redes Wi-Fi em cafeterias ou restaurantes (55%), parques (47%) ou em seus carros (24%), além de bibliotecas e laboratórios. Do total, 43% dos estudantes acessaram a rede por um smartphone em vez de um laptop. Por fim, 90% acreditam que Wi-Fi é um componente educacional essencial.

Segundo a ABI Reserach, 99% dos campus deverão ter redes Wi-Fi até 2013. Até mesmo níveis mais primários de educação deverão gastar milhões com a instalação de redes wireless - colégios que cobrem o ensino primário deverão gastar 644 milhões de dólares com equipamento até 2013.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail