Home > Notícias

Internet: Usuários confiam mais em banco online que em lojas virtuais

Estudo da F-Secure aponta que 50% das pessoas confiam em internet banking contra apenas 6% se sentem seguras ao comprar online.

Daniela Braun, editora-executiva do IDG Now!

17/03/2009 às 8h10

Foto:

Os usuários de internet confiam mais em bankline que em lojas virtuais. A pesquisa realizada pela empresa de segurança F-Secure em oito países apontou que 50% das pessoas confiam em banco online, mas apenas 6% se sentem seguras ao fazer compras com cartão de crédito em lojas virtuais.

O estudo foi realizado em dezembro do ano passado com 2.019 usuários entre 20 e 40 anos de idade dos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Hong Kong, Canadá, França, Alemanha e Itália.

Do total, 54% deles se sentem razoavelmente seguros de que não seriam vítimas de um e-mail phishing que se passa por mensagem do banco. Em Hong Kong, no entanto, 27% afirmam não saber identificar um e-mail phishing.

Os países que se sentem mais seguros são França (62%) e os Estados Unidos (63%), mas na Alemanha, 39% ainda não estão confiantes em fazer transações bancárias online. Em linhas gerais, 31% de todos os entrevistados ainda estão incertos sobre a sua segurança.

Sobre a segurança das crianças na internet, a maioria (54%) dos entrevistados não acredita que os seus filhos estejam seguros on-line. Somente 2% dos entrevistados na Índia sentem que suas crianças estão seguras. Na Alemanha, 69% discordam da declaração.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail