Home > Notícias

Internet vai conectar 15 bilhões de dispositivos até 2015, diz Intel

Companhia prevê o futuro da plataforma Atom e detalha como ela deve contribuir para a próxima geração da internet.

Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!*

20/08/2008 às 8h21

Foto:

selo_entrada_88O próximo passo na evolução da internet é tornar-se onipresente em nossas vidas, integrando-se a todos os dispositivos pessoais e ambientes públicos. Esta é a visão da Intel para a quarta geração da internet, que conectará mais de 15 bilhões de dispositivos em 2015, de acordo com a companhia.

Para ilustrar este cenário, a companhia apresentou durante o primeiro dia do Intel Developer Forum 2008 soluções de controle digital da casa, telefonia inteligente, além de carros e motocicletas conectados.

Leia também:
> Confira a cobertura completa do IDF 2008

A grande aposta da empresa para viabilizar a chamada internet "embutida" está nos chips Atom, voltados a dispositivos portáteis e embarcados. "As tecnologias mais poderosas são aquelas que desaparecem, que não conseguimos enxergar", afirmou Pat Gelsinger, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de Digital Enterprise na Intel.

Os processadores Atom já estão sendo incorporados aos chamados netbooks – como o Eee PC e o Classmate PC – e os MIDs, dispositivos moveis de internet.

Os chips também estão sendo utilizados em projetos de computação embarcada, como os sistemas de entretenimento para automóveis - a BMW fez uma demonstração de um sistema deste tipo durante o evento.
selo_pequeno_saida
"Atualmente, temos mais de 700 designs em andamento utilizando o Atom", revelou Gelsinger.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail