Home > Notícias

Inventor do www anuncia fundação para estudar futuro da internet

World Wide Web Foundation tentará melhorar aplicação da web em democracias e levar rede para milhões de desconectados.

IDG News Service/EUA

15/09/2008 às 9h24

Foto:

Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web, lançará uma fundação focada em estender as capacidades da Web e levar a internet a todas as pessoas do mundo, anunciou ele neste domingo (14/09).

A World Wide Web Foundation, que deverá ser lançada em 2009, irá "avançar a Web aberta e gratuita", afirmou Berners-Lee em Washington.

A fundação promoverá a democracia, o livre discurso e a liberdade dos usuários acessarem o conteúdo que quiserem, afirmou ele.

Outro grande foco da fundação será oferecer acesso online para 80% da população mundial atualmente não conectada à internet, afirmou Berners-Lee.

O pesquisador admitiu que os objetivos envolvem "um desafio muito grande", mas afirmou que é importante para a Web beneficiar da humanidade como um todo, não apenas executivos que podem ter um gadget em seus aparelhos.

Antecipando questões sobre como ele prevê o futuro da Web, Berners-Lee afirmou que suas idéias são limitadas. A próxima geração de usuários da internet devem ver a internet como uma tela em branco, disse.

Berners-Lee mencionou dois objetivos da Web no futuro: criar e evoluir novas formas de democracia, incluindo meritocracias, e ajudar a melhorar os cuidados com a saúde.

A Web Foundation também se focará nos padrões online e na interoperabilidade, além de avançar com a ciência da web, afirmou.

A  Knight Foundation, focada em melhorar o jornalismo dos Estados Unidos, oferecerá 5 milhões de dólares para ajudar no lançamento da fundação.

A web é uma ferramenta importante para o jornalismo e liberdade de expressão, afirmou o CEO da Knight Foundation, Alberto Ibarguen.

Berners-Lee afirmou que tem dúvidas sobre a tentativa de levar a internet às áreas mais remotas do mundo, onde muitos não têm cuidados básicos de saúde, comida ou água limpa. Pessoas conectadas pela web precisam entender as necessidades alheias "antes de fazer colocações agressivas".

O pesquisador inventou a Web em 1989 enquanto trabalhava como programador de software no CERN, mesmo ambiente de pesquisa responsável pela maior máquina do mundo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail