iOS 13 | Como usar um mouse no seu iPhone ou iPad

Demorou, mas chegou o suporte a mouses nas plataformas móveis da Apple

Foto: Leif Johnson/IDG
https://pcworld.com.br/ios-13-como-usar-um-mouse-no-seu-iphone-ou-ipad/
Clique para copiar

Um grande número de usuários do iPad implora há anos por suporte de mouse no tablet da Apple, e essa novidade finalmente está chegando com o iPadOS 13, sistema operacional próprio para o dispositivo da gigante de Cupertino. Mais surpreendente ainda é saber que o iOS 13 para iPhones e iPods touch também traz suporte ao acessório apontador.

No entanto, não é tão chocante que a Apple tenha decidido esconder essa opção nas configurações de acessibilidade do iPhone e do iPad. E quando você conecta um mouse por meio de uma conexão Bluetooth ou com fio, ainda terá que lidar com um cursor circular feio que é para imitar uma impressão digital humana e algumas complicações na interface. Estamos felizes que o recurso esteja aqui, mas não funciona como esperávamos (afinal, é projetado como um recurso de acessibilidade).

Dito isso tudo, vamos lá.

Como configurar um mouse Bluetooth no iPhone ou iPad

O Bluetooth é sua melhor opção se você quiser configurar o suporte do mouse no iPhone ou no iPad. É rápido, relativamente fácil e também estável. Até agora, ele trabalhou com todos os mouses Bluetooth que já experimentei, com a notável exceção do Magic Mouse 2 da Apple, que funciona através de uma conexão com fio. Felizmente, a primeira geração do Magic Mouse funciona bem.

Veja o que você precisa para isso (ou qualquer outro mouse Bluetooth). Antes de começar, certifique-se que o Bluetooth está ativado e que você desemparelhou o mouse que planeja usar em qualquer outro dispositivo.

  1. Abra Configurações.
  2. Role para baixo até Acessibilidade.
  3. Pressione Toque na seção Física e Motor.
  4. Você deve ver uma opção para AssistiveTouch no topo. É provável que apareça Desligado. Mude a chave.
  5. Você vai então para outro menu. Ative o AssistiveTouch através da chave na parte superior.
  6. Agora, no mesmo menu, role para baixo até Dispositivos Apontadores e habilite a opção.
  7. Pressione Dispositivos Bluetooth.
  8. Pegue o mouse Bluetooth e configure-o para o modo de pareamento. Por conveniência, usamos o Magic Mouse de primeira geração como exemplo. Certifique-se de que o mouse não esteja emparelhado no dispositivo anterior e coloque-o no modo de emparelhamento. Com o Magic Mouse 1, isso significa segurar o topo por alguns segundos. No caso do Magic Mouse, você verá uma solicitação para um PIN aparecer. Digite 0000 quando for solicitado.

O seu mouse Bluetooth deve começar a funcionar imediatamente.

Como configurar um mouse com fio no seu iPhone ou iPad

Você também pode usar um mouse com fio com o seu iPad, mas a configuração é consideravelmente mais complicada do que com os dispositivos Bluetooth. Por um lado, você terá dificuldade em conectar qualquer coisa além de um mouse a laser genérico a qualquer coisa abaixo do iPad Pro e provavelmente receberá uma mensagem como esta abaixo.

Felizmente, todos os modelos com fio testados funcionaram com o iPad Pro.

Por outro lado, você precisará comprar um adaptador USB-A para Lightning antes de conectar a maioria dos mouses com fio padrão a iPads mais antigos e mais baratos. Se você tiver um iPad Pro 2018, precisará de um adaptador USB-A para USB-C. Depois de anexar o dongle ao mouse, você precisará repetir muitas das etapas acima:

  1. Abra Configurações.
  2. Role para baixo até Acessibilidade.
  3. Pressione Toque na seção Física e Motor.
  4. Você deve ver uma opção para AssistiveTouch no topo. É provável que apareça Desligado. Marque a chave para habilitá-lo.
  5. Você vai então para outro menu. Ative o AssistiveTouch através da chave na parte superior.

A partir daqui, basta conectar o mouse ao seu dispositivo. Deve começar a funcionar no mesmo instante.

Dicas para calibrar seu mouse

Agora vêm as más notícias. Você não deve esperar que seu mouse funcione da maneira como funcionaria em um Mac ou PC. Você pode mover o cursor pelo segundo em que você o conectou, mas o cursor em si é um grande círculo cinza que pretende imitar uma impressão digital (a única opção para alterá-lo é aumentá-lo e mudar a cor para uma variedade de matizes igualmente desagradáveis). Não é impossível obter a mesma precisão que você teria com um cursor na área de trabalho, mas é preciso praticar.

Por padrão, o menu circular AssistiveTouch permanece na tela enquanto o AssistiveTouch está ativo, embora você possa movê-lo pela tela com o dedo. Por padrão, você também ativa o menu do AssistiveTouch clicando com o botão direito do mouse. Para ocultar o menu, no entanto, você pode ir para Configurações > Acessibilidade > Toque > AssistiveTouch e desmarcar a opção Sempre Mostrar o Menu. Desde que você não altere as configurações, ele sempre reaparecerá quando você clicar com o botão direito do mouse.

Como você provavelmente sabe, essa configuração leva algum tempo para se acostumar. Por um lado, se você não usar o botão de menu do botão direito do mouse mencionado acima, você precisará usar o mouse para imitar os gestos que você usa com o dedo para navegação (como deslizar para cima a fim de abrir o Exposé). Você não pode simplesmente tocar e selecionar o texto como faria com um mouse comum; em vez disso, você precisa clicar duas vezes em uma palavra com o botão esquerdo do mouse e arrastá-la se quiser destacar o restante da seleção.

Felizmente, existem algumas maneiras de tornar a experiência do mouse no iPhone ou iPad mais agradável. Abaixo, você encontrará as minhas favoritas.

Ajustar a velocidade de rastreamento

Logo no início, achei que a velocidade de rastreamento do meu mouse era muito rápida para o meu iPhone. Se você tiver o mesmo problema, pode alterá-la facilmente acessando Configurações > Acessibilidade > Toque > AssistiveTouch e rolando para baixo até Velocidade de Rastreamento. Você verá uma barra que pode ser ajustada conforme necessário.

Personalize os botões do seu mouse

Se você quiser personalizar o que os botões fazem no seu mouse, vá em Configurações > Acessibilidade > Toque > AssistiveTouch > Dispositivos Apontadores e selecione o mouse conectado.

No caso do mouse para jogos Logitech G502 que conectei a um iPad Pro, estes são os botões padrão:

  • Clique esquerdo (toque único para seleção)
  • Clique com o botão direito (abre o menu AssistiveTouch)
  • Botão do meio do mouse (tela inicial)

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site