Home > Dicas

iOS 4: deu pau na atualização no iPhone 3G? Saiba o que fazer

Usuários apontam problemas de todos os tipos, especialmente com a conexão de dados 3G, que em alguns casos para de funcionar depois da atualização. Veja como contornar esse problema

William Marchiori, da Macworld Brasil

23/06/2010 às 15h48

Foto:

Muitos usuários têm se queixado de problemas para fazer a atualização do iOS 4 ou depois de ter instalado o novo sistema. Em nossos testes, conseguimos atualizar corretamente o iPhone 3GS, mas o 3G apresentou alguns problemas. 

Os fórums de suporte da Apple estão lotados de reclamações. Em um dos posts, um usuário diz até  que a empresa já sabia que o iPhone 3G teria problemas com a atualização. Mas o que fazer se você atualizou seu iPhone 3G e está com problemas?

Backup
É sempre importante deixar um backup atualizado do seu iPhone. Antes de tentar qualquer uma das sugestões aqui, lembre-se de fazê-lo. Se você perdeu algum dos seus dados depois de atualizar, tente restaurar de um backup. Para isso, conecte seu iPhone, entre no iTunes, clique com o botão direito nele e selecione “Restaurar do Backup”.

Conexão de dados 3G não funciona
Depois de atualizar um iPhone 3G, a nossa conexão de dados simplesmente parou de funcionar e ficamos dependentes de redes Wi-Fi. Esse problema foi contornado com uma restauração do sistema com um backup manual, ou seja, sem utilizar o backup automático do iTunes.

Se mesmo depois disso você ainda tiver problemas, recomendamos que faça um backup manual e faça uma instalação "crua" do firmware. Para isso, baixe o software no seu iPhone neste site, vá no iTunes, clique em restaurar com a tecla Alt pressionada (Shift no caso do Windows) e selecione o arquivo que você acabou de baixar.

Em nossos testes, isso resolveu o problema e o iPhone 3G voltou a funcionar com a conexão de dados normalmente.

De volta para a 3.1.3
Uma nova atualização deve ser disponibilizada em breve, mas, se você fez a atualização, teve qualquer outro problema e precisa ou quer voltar ao que tinha antes, recomendamos fazer um downgrade para a versão antiga.

Isso ainda é possível porque a Apple não bloqueou a verificação do firmware 3.1.3. Para isso, baixe o software neste site, vá ao iTunes, clique em Restaurar com com a tecla Alt pressionada (Shift no caso do Windows) e selecione o arquivo que você acabou de baixar.

Se antes de atualizar você fez um backup do seu iOS 3.0, o seu iPhone deverá voltar a ser exatamente o que era antes, incluindo aplicativos e agenda.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail