Home > Notícias

iOS 5: Apple disponibiliza iTunes 10.5

Nova versão do player é necessária para a atualização do sistema operacional móvel da empresa, que deve ser liberado amanhã (12/10)

Macworld/EUA

11/10/2011 às 17h59

Foto:

As peças do iOS 5 estão começando a se encaixar. Um dia antes do dia anunciado pela Apple para lançamento do iOS 5 para todos os usuários, a empresa disponibilizou ou iTunes 10.5, que será necessário para que o upgrade no iPhone, iPods touch e iPad seja feito nesta quarta-feira (12/10).

Um dos recursos mais comentados da nova versão do sistema operacional móvel é a sincronização Wi-Fi. A partir do novo player da Apple, será possível sincronizar os aparelhos com o Mac ou PC sem a necessidade de plugá-los no computador via USB. Porém, outra grande novidade fica para o suporte aos novos serviços iCloud e iTunes Match da Apple. Com o primeiro, grande parte dos dados do seu Mac e iOS (como contatos, calendários, fotos, entre outros) são armazenados nos servidores em nuvem da Apple, tornando mais fácil o acesso a essas informações, que são sincronizadas com todos os seus aparelhos

Além disso, o iCloud também analisa as compras feitas na iTunes Store, App Store e iBooks e as sincroniza através dos dispositivos cadastrados, além de armazenar também os backups dos iDevices. Curiosamente, a Apple afirma que mais de um terço das músicas vendidas na loja virtual do iTunes foram oriundas de dispositivos iOS. 

O serviço iTunes Match, que irá custar no mínimo 25 dólares por ano, permite armazenar músicas que não foram compradas através do player da Apple. Ele lista as músicas armazenadas no computador do usuário, envia essa lista para os servidores da Apple, que relaciona as faixas da biblioteca do iTunes; depois disso, o serviço faz uma comparação com o material oferecido na iTunes Store. Tudo que estiver disponível na loja é automaticamente baixado, em formato AAC com qualidade 256kbps; aquelas que não estiverem disponíveis podem ser enviadas para iCloud. O resultado final é toda a biblioteca de música - ou até o limite de 25 mil faixas - disponível para o usuário ouvir e baixar para quaiquer dispositivos iOS ou computadores com iTunes. Uma forma simples e barata de legalizar a pirataria já feita. De acordo com a Apple, o iTuens Match estará disponível até o final de Outubro. 

 

icloudnovo_390.jpg

Novo recurso de armazenamento em nuvem

também deve estrear nessa quarta (12/10)

 

Por fim, o iTunes 10.5 inclui downloads automáticos, uma ferramenta que permite ao iTunes baixar qualquer música, livro e aplicativo que forem comprados para os dispositivos iOS do usuário. Há também pequenas mudança de interface, que dão ao iTunes uma aparência mais próxima de outros aplicativos do OS X Lion. 

O iTunes 10.5 requer Mac OS X 10.5 ou superior. Para os usuários de Windows, o iTunes chega com uma com correções para algumas vulnerabilidades, incluindo uma falha que permitia que um cracker pudesse executar códigos maliciosos no computador do usuário. Essa nova versão do player também marca a primeira vez que a instalação do iTunes no Windows não inclui (ou requer) o QuickTime. 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail