Home > Notícias

iOS 5 vs iOS 6: qual sistema deixa seu iPhone ou iPad mais rápido

Testamos as duas versões mais recentes do sistema da Apple em diferentes tarefas. Diferença de desempenho não influencia upgrade.

Macworld / EUA

21/09/2012 às 16h06

Foto:

Ouvimos falar muito sobre os cerca de 200 novos recursos do iOS 6, mas como isso afeta o desempenho do novo sistema? Para descobrir, pegamos alguns aparelhos portáteis da Apple e fizemos alguns testes para ver a performance do iOS 6 era mais lenta, rápida ou igual quando comparada ao software anterior iOS 5.1.1.

Fiz uma série de seis testes em alguns aparelhos iOS: iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2, e um iPad de terceira geração. Encontramos diferenças sutis de desempenho entre as duas versões do iOS. As pontuações do iOS 6 no GeekBench foram cerca de 1% melhores que as do iOS 5.1.1. Os tempos de carregamento de página foram menos de um segundo mais rápidos no novo sistema móvel da Apple.

Veja também:

- Vídeo: conheça os novos recursos do iOS 6

Resultados Geekbench

ios6benchmark01

Resultados são pontuações. Barras maiores são melhores.

No entanto, houve três testes que mostraram diferenças maiores. O iPhone 4S, o iPad 2, e o novo iPad rodando o iOS 6 foram todos 20% mais rápidos no teste benchmark do SunSpider 0.9.1 de JavaScript do que o 5.1.1. Já o iPhone 4S ficou um pouco atrás, sendo 17% mais ágil nesse teste com o iOS 6.

Testes carregamento de página

ios6benchmark02

Resultados em segundos. Barras menores são melhores.

O teste GLBBenchmark também mostrou diferenças de verdade no desempenho, mas os resultados não foram tão notáveis como no caso do teste do JavaScript. O iPhone 4 exibiu o mesmo número de frames por segundo no teste Egypt Offscreen, independentemente do iOS usado. O teste Pro, rodado da mesma forma, mostrou uma performance do iPhone 4 quase idêntica. Já o iPhone 4S com iOS 6 foi quase 1% mais rápido no teste Egypt e 2,5% mais ágil nos testes Pro. O iPad 2 com iOS 5.1.1 foi 4% mais rápido no teste Egypt, mas os resultados do teste Pro foram quase idênticos.

Testes JavaScript SunSpider

ios6benchmark03

 Resultados estão em segundos. Barras menores são melhores.


Testes GLBenchmark Egypt

ios6benchmark04

Resultados em frames por segundos. Barras maiores são melhores.

O iPad de terceira geração mostrou a maior diferença de desempenho – infelizmente, isso não aconteceu na direção ideal. O iOS 5.1.1 superou o iOS 6 em quase 3% no teste offscree do Pro, enquanto que o teste offscreen do Egypt foi quase 11% mais rápido no iOS antigo.

Resultados GLBenchmark Pro

ios6benchmark05

Resultados em frames por segundo. Barras maiores são melhores.

Já o WebVizBench, um benchmark de HTML5, mostrou performance idêntica no iPhone 4 e no iPad 2, mas ganhos significativos de desempenho para o iOS 6 no iPhone 4S e no novo iPad: 20% e 7%, respectivamente.

Apesar de esses resultados poderem influenciar sua decisão de atualizar o iOS, ao menos sabemos que não há nenhuma grande perda de desempenho ao fazer isso.

Fique ligado que em breve publicaremos os teste de bateria do iPhone 5 e as diferenças entre os dois iOS nesse quesito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail