Home > Notícias

iOS 6 protege suas fotos e contatos de “apps ladrões” no iPhone

Apesar de pouco alardeada, iniciativa de privacidade da Apple isola os dados do Calendários, Lembretes, Contatos e Fotos. Sistema chega no próximo trimestre.

Macworld / EUA

18/06/2012 às 11h09

Foto:

Um dos novos recursos menos comentados do iOS 6 é o que a Apple chamou de “iniciativa de privacidade de isolamento de dados” desenvolvida para proteger Calendários, Lembretes, Contatos e Fotos de apps não-autorizados. 

A novidade parece ser uma resposta para um pequeno barulho surgido em fevereiro, quando a imprensa publicou amplamente o caso de um app chamado Path que estava retirando conteúdos inteiros das agendas de contatos dos usuários e armazenando-os nos servidores da companhia.

Na época, o cofundador e CEO do Path, Dave Morin, reconheceu que as alegações eram verdadeiras, mas insistiu que a prática não acontecia por nenhum motivo obscuro. Além disso, ele prometeu que as versões futuras do app tornariam esse recurso opcional.

Especialistas acreditam que atualmente outros aplicativos realizam o mesmo processo de “sequestro de dados”.

Mas com o novo recurso de isolamento de dados do iOS 6, um app teria abrir uma janela pop up ao tentar acessar esses dados.

O Gizmodo destacou o seguinte texto a partir do release para imprensa do iOS 6:

“No iOS 6, o sistema agora protege Calendários, Lembretes, Contatos, e Fotos como parte da iniciativa de privacidade e isolamento de dados da Apple. Os usuários verão caixas de acesso quando um aplicativo tentar acessar qualquer um desses tipos de dados. O usuário pode ligar e desligar o acesso em Ajustes > Privacidade.”

Leia também:

- Mapas do iOS 6 possuem vários erros de cartografia, diz site

- Veja quais recursos do iOS 6 estarão disponíveis para seu aparelho

io6srecursos_390.png

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail