Home > Notícias

iOS supera Android como maior plataforma de anúncios no mundo

Sistema mobile da Apple ainda perde para o Android nos EUA em impressões de anúncios, mas domina segmento na Europa, América do Sul e Ásia

Macworld/Reino Unido

29/05/2012 às 16h21

Foto:

O iOS é responsável pelo maior índice de impressões de anúncios no mundo. Mas enquanto a plataforma da Apple é a mais forte na Europa para publicidade, nos EUA quem fica à frente em impressões de anúncios é o rival Android, da Google. 

O sistema operacional móvel da Apple representa 45% desse mercado, enquanto que o Android alcança 38% das impressões no mundo todo. Por aparelho, o iPhone fica em primeiro com 30% das impressões, seguido pelo iPad (7%), que divide a posição com o "irmão menor" iPod touch (7%). O resto da classificação segue com o Galaxy S2 (3%), BlackBerry 8520 (2%), Galaxy S (2%), Galaxy Ace (2%), BlackBerry Torch (1%), BlackBerry Curve (1%) e HTC Wildfire, também com 1%. 

Na Europa, o iOS é responsável por 41% das impressões, enquanto o Android possui 35%. Separando por aparelho, o iPhone representa 27%, enquanto o iPad e o iPod touch alcançam 9% e 5% das impressões, respectivamente. Curiosamente, na Europa oriental, o tablet da Apple parece ser um pouco mais popular, sendo responsável por 17% das impressões de anúncios, próximo dos 19% do iPhone. 

Já nos EUA, o Android lidera com 46% de parcela de mercado, enquanto que o iOS representa 42%, de acordo com um documento do Adfonics Global Admetrics, que está disponível em PDF (em inglês). Na Ásia, o sistema operacional móvel da Apple possui 52% das impressões, contra 36% do Android, enquanto que, na América do Sul a diferença é menor, com 38% para o sistema da companhia de Cupertino e 35% para a multinacional de Mountain View. Um dado interessante é que, na África, o Android perde o posto de segundo colocado para o Symbian, que possui 20% das impressões, contra 18% do Android; o iOS continua em primeiro, com 25% de mercado. 

A fonte mais popular para exibição das propagandas na Europa e nos EUA são games - 44% e 31%, respectivamente. Nos outros lugares do mundo, notícias, esportes e informações são os maiores responsáveis pelas impressões, com 23% na América do Sul, 42% na África e 33% na Ásia. 

angrybirds1_435.png

Games como "Angry Birds" são a principal fonte de exibição de anúncios móveis na Europa e nos EUA

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail