Home > Notícias

iOS supera novo Android em testes de navegação em HTML5

Apesar de trazer vária melhorias, Ice Cream Sandwich ainda fica atrás do sistema móvel da Apple em suporte para a linguagem

PC World / EUA

15/12/2011 às 10h28

Foto:

Apesar de a nova versão do Android, a Ice Cream Sandwich, dar alguns grandes saltos em termos de desempenho em navegação por conteúdo HTML5, o iOS da Apple continua sendo o rei dessa categoria, de acordo com um estudo da Sencha - empresa que oferece frameworks para a criação de web apps HTML5, usando recursos avançados como geolocalização, animações e transições.

Os testes mais recente teve como foco o smartphone Samsung Galaxy Nexus, que roda o novo Android Ice Cream Sandwich. “Após colocar o Galaxy Nexus para rodar nossos testes, podemos dizer que o Ice Cream Sandwich é um grande passo para a navegação no Android”, explicou o diretor sênior de gerenciamento de produtos da Sencha, Aditya Bansod, em um post no blog da empresa. “No entanto, ele ainda continua atrás do iOS 5.”

Uma das principais melhorias do novo Android é o suporte completo para efeitos CSS3, incluindo transições e animações suaves que podem fazer os web apps parecerem aplicativos nativos. “Para os desenvolvedores web, você finalmente pode confiar no HTML5 no Android 4.0 para construir ricas interfaces de usuário (IU)”, escreveu o executivo.

Além disso, o Android 4.0 possui suporte para áudio e vídeo HTML5 embutidos. O Galaxy Nexus conseguiu reproduzir filmes hospedados em html5video.org – algo que nem mesmo o iPad e o iPhone conseguem fazer.

No entanto, o Android ficou para trás em um teste comparativo de recursos HTML5. O navegador do Ice Cream Sandwich ainda não suporta Web Workers e Web Sockets, o que basicamente significa que os web apps não podem ser atualizados em tempo real. Em vez disso, eles precisam ter refresh periódico para receber novas informações. O navegador do Android também não possui suporte para certos tipos de emoticons.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail