iPad | 10 recursos essenciais que você precisa começar a usar

Explore todo o potencial do tablet da Apple

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/ipad-10-recursos-essenciais-que-voce-precisa-comecar-a-usar/
Clique para copiar

O iPad não é realmente o substituto do laptop que a Apple quer que pensemos, mas qualquer um que o rejeita como um dispositivo de produtividade também não deve ser levado muito a sério. O iPad pode parecer mágico quando você tem o conhecimento dos truques certos. Depois de dominá-los, às vezes os trabalhos parecem divertidos. Pode não ser um MacBook, mas você estaria errado em descartá-lo como um iPhone gigante.

Aqui está uma pequena introdução à magia que a Apple esconde sob a fachada familiar do iOS. Algumas dicas consistem basicamente em atualizações dos tutoriais, mas outras partes podem fazer você sussurrar "Uau" (estou falando por experiência própria). Depois de ter essas ferramentas à sua disposição, você entenderá por que a Apple tem uma vantagem tão ridícula no mercado de tablets.

1. Use o modo de exibição dividido para melhor multitarefa

A multitarefa do Split View é uma das maiores vantagens do iPad sobre o iPhone. Sempre que você quiser ver dois aplicativos lado a lado, como uma página do Safari juntamente com um documento do Pages, abra um aplicativo da maneira normal e arraste o ícone do segundo aplicativo do dock até a extremidade esquerda ou direita da exibição (e sim, o aplicativo precisa já estar no dock para que isso funcione). Se tudo correr bem, a tela será dividida em duas metades com um divisor ajustável no meio.

Se você quiser apenas usar o segundo aplicativo para uma referência rápida, você pode torná-lo uma janela fina que flutua "acima" do aplicativo principal. Basta seguir os passos acima, mas não arraste o segundo aplicativo até o limite. Em vez disso, solte-o em algum lugar no meio. Quando você quiser se livrar dele, deslize a barra branca fina no topo do aplicativo para a esquerda ou direita para fazê-lo desaparecer.

2. Transforme o teclado do iPad em um trackpad

Atualmente, o iPad não suporta mouses com fio ou Bluetooth - a não ser que você já utilize o beta do iPadOS, que conta com esse recurso -, mas, para crédito da Apple, ele tem um substituto legal (se limitado). Sempre que o teclado digital estiver visível, coloque dois dedos no teclado de uma vez e mova-os.

As teclas do teclado desaparecerão, permitindo que você mova um cursor pela tela, como se estivesse usando um trackpad do MacBook. É ótimo para selecionar grandes blocos de texto.

3. Coloque todos os seus aplicativos importantes no dock

O iPad torna muito fácil abrir aplicativos comumente usados, permitindo que você coloque uma tonelada deles no dock. O iPhone, ao contrário, só permite colocar quatro aplicativos ou pastas lá embaixo.

Eu sugiro colocar tantos aplicativos comumente usados ​​no dock como você pode. Isso não só aumentará sua produtividade, pois você sempre poderá ver o encaixe ao deslizar a tela a partir da parte inferior da tela, mas também é essencial quando você precisa acessar um aplicativo por meio de multitarefa em tela dividida.

Para adicionar um aplicativo ou pasta ao encaixe, pressione seu ícone na tela inicial até que ele comece a balançar. Em seguida, arraste-o até o encaixe e coloque-o no lugar.

4. Dividir o teclado ao meio para facilitar a digitação

Cansado de caçar e bicar com um dedo quando está segurando o iPad como uma prancheta? A Apple permite que você divida o teclado em dois, de modo que as duas metades fiquem em ambos os lados da tela. Se você é um datilógrafo decente, isso torna a digitação muito mais rápida.

Estranhamente, isso não funciona no iPad Pro de 11 ou 12 polegadas, talvez porque a Apple calcula que o teclado digital nesses modelos seja amplo o suficiente para parecer mais ou menos como um teclado real. Isso é verdade, mas não resolve o problema da "área de transferência".

Quando o teclado digital estiver visível, pressione o botão do teclado no canto inferior direito. Pressione Dividir no menu que aparece e o teclado será dividido. Se o teclado estiver no caminho, pressione rapidamente o botão do teclado e, em seguida, deslize o teclado para cima ou para baixo. Só que não pressione por muito tempo, ou o menu Dividir aparecerá novamente.

Para retornar o teclado ao normal, pressione novamente o ícone do teclado e toque em Dock e Mesclar.

5. Toque na tela com a Apple Pencil para ativar o aplicativo Notas

É muito fácil escrever uma nota rápida se você tiver uma Apple Pencil na mão. Basta tocar na tela com a caneta enquanto os iPads ainda estão bloqueados, e uma página vazia no Notas aparecerá imediatamente na tela.

6. Use o aplicativo Notas como um scanner embutido

Admiro aplicativos de scanner de terceiros como o Scannerly, mas eles não são realmente necessários. Afinal, a Apple permite que você escaneie documentos e faça PDFs a partir dessas verificações diretamente do aplicativo Notas.

Depois de obter o documento que você deseja digitalizar, abra um novo documento no Notas e pressione o sinal de mais na parte inferior. Em seguida, pressione Digitalizar documentos. Depois disso, você terá a chance de assinar o documento usando a ferramenta de marcação (com o dedo ou o Apple Pencil) e, a partir dele, você pode salvá-lo como PDF.

7. Use o aplicativo Arquivos para melhorar a organização

De volta à Idade das Trevas de 2017, a única maneira conveniente de encontrar arquivos que você fez no seu iPad foi abri-los a partir do aplicativo em que você os criou. E é por isso que todos devemos elogiar a chegada do novo aplicativo Arquivos. Não é exatamente como pesquisar pastas de documentos em um Mac ou PC, mas fica razoavelmente próximo.

No mais básico, você usará duas guias. Recentes permite ver todos os documentos que você usou recentemente e pode abri-los a partir daí. Pesquisar permite que você veja as pastas de documentos para aplicativos individuais e cria pastas adicionais para uma organização posterior (eu gosto especialmente de fazer isso para PDFs e documentos semelhantes). Tudo isso está ligado ao iCloud, para que você possa acessar a pasta Área de trabalho e documentos do seu Mac.

8. Procure por qualquer coisa com a ferramenta Spotlight

Eu adoro a ferramenta de pesquisa Spotlight da Apple: é o recurso que mais sinto falta quando ligo em um PC. Como a Apple mantém tudo automaticamente indexado, você pode obter imediatamente resultados de pesquisa cobrindo tudo, desde nomes de arquivos até o texto do corpo. É realmente difícil perder algo em um dispositivo da Apple.

Para acessar o Spotlight no seu iPad, deslize para baixo no meio da tela inicial depois de desbloquear o tablet e insira sua consulta na barra de pesquisa na parte superior. Você verá resultados do aplicativo "Arquivos", seus e-mails, aplicativos individuais e muito mais.

9. Abra documentos recentes pressionando o ícone do aplicativo

Você nem sempre precisa usar o recurso Arquivos ou o Spotlight ou abrir um aplicativo para poder acessar os arquivos usados ​​mais recentemente, pois alguns aplicativos do iPad permitem que você os selecione diretamente no ícone na tela inicial ou no encaixe. Pressione seu dedo no ícone do aplicativo por um segundo e uma pequena janela com miniaturas dos últimos quatro arquivos será exibida. Selecione o que você deseja e ele será aberto imediatamente.

Isso requer alguma prática. Se você pressionar por muito tempo, em torno de dois segundos, o iPad pensa que você está tentando mover ou excluir o aplicativo. O recurso também não funciona com todos os aplicativos, então há algumas tentativas e erros envolvidos. Notability e iA Writer suportam, por exemplo, mas por incrível que pareça, o aplicativo Notes da própria Apple não.

10. Copie itens do seu iPhone para iPad

Às vezes, você encontrará a prévia de uma imagem em seu iPhone que você deseja usar com um aplicativo que só está disponível no seu iPad. A Apple torna isso fácil, desde que você esteja na mesma conta do iCloud, na mesma rede Wi-Fi e o Bluetooth esteja ativado.

No seu iPhone, copie o texto ou a foto como faria normalmente. No seu iPad, abra o documento onde deseja colá-lo, mantenha o dedo pressionado até o menu aparecer, pressione Colar e, em seguida, ele deve aparecer. E sim, você também pode enviar textos e imagens para o iPhone a partir do iPad.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site