Home > Notícias

iPad 2: 10 perguntas que devem ser respondidas hoje pela Apple

Selecionamos algumas questões que podem ser esclarecidas no evento de hoje, em que a fabricante deve apresentar nova versão do tablet

Macworld / EUA

02/03/2011 às 12h07

Foto:

Já está quase na hora do evento especial da Apple, em que deve ser apresentado o aguardado iPad 2. A nova versão do tablet terá duas câmeras? Será mais fina, mais leve, mais rápida e talvez até mais barata? Todas essas perguntas finalmente serão respondidas. Então enquanto nos preparamos para o evento, veja abaixo 10 questões que esperamos que a empresa responda na tarde de hoje -  o evento começa às 15h (horário de Brasília), com cobertura ao vivo da Macworld Brasil.

Quando o iPad 2 será lançado?
O modelo original do tablet foi anunciado em 27 de janeiro de 2010 e chegou às lojas dos EUA no início de abril. Se a Apple seguir um cronograma parecido neste ano, isso significa que o novo iPad não deve chegar às lojas até o início de maio, com uma janela de pré-venda começando provavelmente no meio de abril. Mas, novamente, agora que todos os canais de fabricação estão estabelecidos, talvez o iPad 2 seja lançados ainda antes disso. (No Brasil, o iPad original chegou apenas em dezembro, oito meses após seu lançamento nos EUA).

Quantas câmeras?
A maioria dos especialistas está certa de que o próximo iPad terá uma câmera frontal para videochamadas pelo app FaceTime, mas ainda há rumores no ar sobre uma possível câmera traseira. O site MacRumors publicou uma imagem que supostamente mostra o iPad 2 com um ícone do FaceTime, o aplicativo Photo Booth e o aplicativo padrão de câmera encontrado no iPhone.

Uma câmera traseira pode ser legal, mas você está realmente pronto para fotografar segurando um tablet de 10 polegadas na frente do seu rosto?

ipad2icones.jpg

Qual a resolução?
Outro tópico sempre em debate é se o novo iPad terá uma resolução de tela melhor. Mais especificamente, ele irá “pular” para uma Tela Retina, como a do iPhone 4, como 326 pixels por polegada (ppi) contra os atuais 132 ppi do display do tablet? Alguns rumores sugerem que o iPad 2 poderia ter um ganho de resolução de 1024x768 pixels para 2048x1536 pixels? Mas a Apple ainda conseguirá manter o preço de 499 dólares para o modelo mais básico (16GB com WiFi) do aparelho nos EUA mesmo com o tablet tendo uma tela dramaticamente melhor e, presumivelmente, mais cara?  Com uma leva de tablets com sistema Android chegando este ano, uma das maiores vantagens da Apple é justamente o preço mais baixo para seu modelo básico.

Qual o preço?
A Apple irá conseguir manter a mesma faixa de preço entre 499 dólares e 899 dólares nos EUA (1.650 reais a 2.199 reais no Brasil)? A segunda geração do iPad pode chegar um pouco cedo demais para a Apple conseguir baixar o preço de uma maneira significativa, mas nunca se sabe.

Atualização ou revolução?
A Apple ainda nem anunciou o iPad 2, e as pessoas já estão especulando sobre a chegada de um possível iPad 3 em setembro. Essa terceira geração do tablet seria o lançamento principal da linha neste ano, enquanto o iPad 2 seria uma atualização menor, de acordo com o site Cult of Mac, que afirma ter conversado com um “funcionário da Apple”.

Se, como o esperado, o novo iPad receber câmeras e for mais fino, leve e rápido, isso já é um upgrade bastante significativo. O que um suposto iPad 3 traria para superar o anterior apenas seis meses depois? Inclui inteligência artificial no estilo do robô Watson?

ipad390b

Algum preview do iOS?
A conferência anual de desenvolvedores da Apple (WWDC) acontece apenas daqui alguns meses – normalmente é realizada em junho. Então a companhia pode ter partes de um esperado iOS 5 para mostrar. Ao menos, devemos ficar sabendo mais sobre o iOS 4.3 e quando o sistema será liberado para os usuários.

Mobile Me?
A Apple estaria trabalhando em uma atualização do MobileMe que incluirá uma versão online do iTunes com capacidade de streaming para suas músicas e vídeos. Também espera-se que a companhia ofereça seus serviços tradicionais do Mobile Me gratuitamente (armazenagem de fotos e calendário, contatos e sincronização de mensagens). O anúncio de um aparelho móvel seria o momento perfeito para isso.

Mais leve quanto?
É esperado que o novo iPad seja mais fino e mais leve do que o modelo original. Se isso for verdade, será interessante ver quanto excesso de peso a Apple consegue tirar das cerca de 700g do modelo atual. É ótimo ler com o tablet na cama ou no sofá, mas após uns 20 ou 30 minutos, segurar o aparelho também passa a ser um exercício.

Novos aplicativos legais?
Os eventos de aparelhos iOS da Apple sempre são um ótimo momento para dar uma espiada em novos aplicativos a caminho da App Store. No lançamento do iPad original, em janeiro de 2010, vimos novos apps da Electronic Arts, Gamelof e New York Times. Agora que os desenvolvedores já tiveram mais de um ano para trabalhar com o tablet, que tipos de aplicativos legais devem ser lançados?

O leão vai rugir?
Esse pode ser um evento focado em iOS, mas a Apple lançou recentemente uma versão beta para desenvolvedores do seu sistema operacional para desktops Mac OS X Lion. E hoje pode ser um ótimo dia para mostrar um pouco mais do que esperar do novo OS que deve chegar no próximo trimestre.

Em apenas algumas horas saberemos tudo isso com certeza (ou não). A partir das 15h00 (horário de Brasília) acompanhe a cobertura ao vivo da Macworld Brasil para não perder nenhum detalhe do evento de hoje.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail