Home > Notícias

iPad 2 x Eee Pad Transformer Prime x Kindle Fire x Nook Tablet

Comparamos especificações, preços e oferta de conteúdo de quatro dos principais nomes do mercado; aparelhos da Amazon e Barnes & Noble têm preços a partir de US$ 200

PC World / EUA

10/11/2011 às 12h57

Foto:

Quem está em busca de comprar um tablet terá mais três novos aparelhos para comparar com o iPad 2 até o final deste ano, incluindo o recém-anunciadoo Asus Eee Pad Transformer Prime, primeiro aparelho do tipo a trazer o processador quad-core Tegra 3, da Nvidia.

O Prime se une ao Kindle Fire, da Amazon, e ao Nook Tablet, da Barnes&Noble, no mais recente grupo de tablets que chegam às lojas dos EUA ainda em 2011 - ainda não informações sobre possíveis lançamentos no mercado brasileiro. 

A Asus afirma que o Prime estará disponível em dezembro, presumivelmente em tempo para as compras de Natal, com preços a partir de 500 dólares para um aparelho de 32 GB rodando a versão Honeycomb (3.1) do Android. A fabricante também promete que o aparelho receberá um upgrade para o próximo “sabor” do sistema da Google, o Ice Cream Sandwich (4.0), em uma data futura.

Quatro tablets: duas experiências básicas
O ponto interessante sobre as opções de tablet para essa temporada é que as fabricantes estão oferecendo duas estratégias muito diferentes. Se você está em busca de uma experiência padrão de tablet que inclui um aparelho completo com acesso a uma boa quantidade de apps de terceiros, então está considerando aparelhos como o Transformer Prime, o líder iPad 2, e muitos outros, como o BlackBerry PlayBook.

Mas se você quer simplesmente assistir a vídeos, ler e-books, ouvir músicas e checar alguns e-mails, então os "simplificados" Kindle Fire e Nook Tablet oferecem um ótimo custo benefício para as suas necessidades.

O iPad 2, o Transformer Prime, o Nook Tablet e o Fire também oferecem acesso a quatro lojas diferentes de aplicativos. Se escolher o iPad 2, terá a App Store, que é ligada ao iTunes; já o Transformer Prime te conecta com o Android Market; o Kindle Fire, por sua vez, funciona com a Appstore for Android, da Amazon, que é um pouco menor; e o Nook Tablet oferece sua própria loja controlada.

nooktablet01.JPG

Tablet da Barnes & Noble custa metade do iPad 2

Mas é bom lembrar que, por terem preços menores, o Fire e Nook também exigem que você fique sem alguns recursos úteis encontrados em outros aparelhos. Você não encontrará câmeras nesses tablets para tirar fotos ou vídeos. As opções de conectividade também são limitadas e você ficará “preso” apenas no Wi-Fi – outras opções como GPS e Bluetooth também não mostram as caras. Enquanto o Transformer Prime e o iPad 2 têm preços a partir de 500 dólares nos EUA, o Fire sai por 200 dólares e o Nook Tablet por 250 dólares.

Até o momento, a grande pergunta para os compradores de tablets tem sido “Por que devo comprar isso em vez do iPad?” Os rivais da Apple, como o Motorola Xoom, o BlackBerry PlayBook e o Samsung Galaxy Tab, ainda não conseguiram roubar a atenção dos compradores de tablets em relação ao sucesso do iPad, que já vendeu mais de 40 milhões de unidades desde 2010.

O Eee Pad Transformer Prime pode se sair melhor contra o iPad por oferecer algumas especificações mais robustas e mais espaço de armazenamento em relação ao aparelho da Apple.

Mas com a chegada de equipamentos como o Fire e o Nook Tablet de companhias que são mais focadas em fornecer ótimo conteúdo para seu tablet do que recursos de peso, a questão que fica é “Que tipo de experiência de tablet eu quero?”. Pense nisso e faça sua escolha.

tabela_mac10-11-11peq.jpg

Clique na imagem para expandir

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail