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iPad chega às lojas no Brasil

Mesmo sem ser lançado no País, aparelho pode ser encontrado até em shoppings; segundo a Anatel, venda ou uso está sujeito a multa e apreensão

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

17/05/2010 às 14h24

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Mais nova febre entre os fãs de gadgets, o iPad, tablet da Apple que vendeu mais de um milhão de unidades em menos de um mês, não está disponível no Brasil. Ao menos não oficialmente, já que não foi homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), condição necessária para o seu lançamento oficial, ainda sem previsão segundo a Apple. Mesmo assim, o produto já pode ser facilmente encontrado até em lojas de shopping centers de São Paulo, além de em sites como o Mercado Livre.

A rede Micro Plus Informática, presente nos shoppings Villa-Lobos, Eldorado e Conjunto Nacional, por exemplo, comercializa todos os modelos do aparelho com conexão Wi-Fi, com preços de 2.799 reais a 3.199 reais, dependendo da capacidade de armazenamento do tablet, que varia entre 16 e 64GB – cerca de 2.000 reais a mais do que o valor cobrado nos EUA.

O gerente de vendas da unidade Villa-Lobos, Rogério Rattis dos Santos, 47, desconhece a proibição: “você pode trazer dos EUA e vender. Só o modelo 3G que não pode, pois ainda não é possível comprar o chip (micro-SIM – padrão no aparelho) por aqui”, conta, reforçando que o produto possui nota fiscal e pode ser trocado em caso de eventuais problemas técnicos. Porém, essa não é a garantia oficial da Apple.

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Apesar de ainda não ter sido lançado oficialmente no Brasil, iPad já pode ser encontrado em shoppings de São Paulo

O novo tablet precisa ser homologado pela Anatel por utilizar bateria de lítio e mecanismos de radiofrequência - conexão Wi-Fi e 3G. De acordo com a resolução 242 da Agência, que é responsável pela fiscalização, a venda e uso do iPad é ilegal, uma vez que "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”; enquanto os usuários de tais produtos estão sujeitos a “advertência”, e em caso de “reincidência, dolo ou culpa grave, a multa e providências para apreensão”.

Apesar de não haver previsão de lançamento nacional, há uma semana a Apple anunciou para julho a chegada do iPad em países de menor porte como Luxemburgo, Hong Kong e Cingapura. O site oficial da companhia no Brasil anuncia o iPad em sua página inicial com os dizeres “um produto mágico e revolucionário por um preço inacreditável”, além de trazer especificações técnicas e a opção de receber novidades sobre o tablet por e-mail, tudo em bom e claro português. Mas nada de preço ou pré-venda no Brasil...

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