Home > Dicas

iPad convida desenvolvedores a ‘pensar diferente’

Produtoras de apps para o iPhone e o iPod touch pensam em criar pelo menos um programa para o modelo, mas investimento só surgirá se houver sucesso de vendas.

InfoWorld/EUA

01/02/2010 às 19h48

Foto:

Desenvolvedores de aplicativos para iPhone devem estar se preparando para ganhar mais reconhecimento com seus apps depois da chegada do iPad. Embora a Apple tenha anunciado que os programas para iPhone e iPod touch também funcionem no iPad, alguns ajustes serão bem-vindos para adaptá-los ao novo formato de tela e configuração.

A nova interface do iPad suporta menus, painéis e janelas familiares aos softwares do Windows e Mac OS X. Na última quarta-feira (27/1), a Apple liberou uma nova versão do kit de desenvolvimento de aplicativos (SDK, na sigla em inglês), voltada para o iPad.

Em uma pesquisa realizada na semana passada, pela Appcelerator, com 554 desenvolvedores de plataformas móveis e desktops, descobriu-se que 90% deles estavam interessados em desenvolver no mínimo um aplicativo para o iPad no ano que vem.

ipad-390.jpg

Aplicativos específicos para o iPad terão o mesmo sucesso que os vendidos para iPhone?

Mas os desenvolvedores poderão escolher entre um app que funcione tanto no iPhone quanto no iPad, ou então algo específico para cada plataforma. Por uma série de motivos, muitos desenvolvedores esperam aplicativos exclusivos para o iPad.

Novo formato

A tela maior do iPad, em comparação com a do iPhone e iPod touch, vai permitir a exibição de mais informações. Somada aos novos controles de interface do usuário, o iPad também abre portas para aplicativos que não faziam sentido algum quando executados em smartphones como o iPhone, ou em um Tablet PC, com o Windows e uma caneta para ser controlado.

Para o cofundador da comunidade de desenvolvedores iPhoneWebDev, Christopher Allen, o iPad ganhará boa aprovação na área medica, por exemplo, quando forem lançados aplicativos que mostrem resultados de raios-X e outros tipos de diagnósticos na tela do portátil.

Adoção do iPad

Naturalmente, os desenvolvedores só vão investir no iPad se o dispositivo se mostrar um sucesso na venda de aplicativos.  Para Mark Johnson, da desenvolvedora Focused Apps, que oferece o app Facebook para iPhone, o tablet da Apple pode ser algo fantástico. No entanto, se for um fracasso nas vendas, o foco de novos aplicativos continuará nos iPhones e iPods touch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail