Home > Notícias

iPad de graça: escola nos EUA distribui mais de 800 tablets para os alunos

Instituição de ensino médio de Chicago está distribuindo tablets para os calouros; famílias podem fazer seguro para cobrir eventuais danos e perdas

Macworld / EUA

27/10/2011 às 11h10

Foto:

Os calouros de uma escola próxima a Chicago, nos Estados Unidos, agora têm uma boa razão para ficarem animados em irem para as aulas: iPads de graça.

A Township High School District 214, localizada no distrito de Cook County, Illinois, tem aberto caminho para várias tecnologias nos últimos anos, incluindo iniciativas de computação na nuvem, virtualização de servidores e, sim, tablets gratuitos para calouros que estão chegando. 

O diretor de tecnologia da District 214, Keith Bockwoldt, afirma que o distrito comprou aproximadamente 850 tablets, que os estudantes estão usando como substitutos para cadernos, calendários de papel e até mesmo alguns livros que estão disponíveis digitalmente. O resultado, ele afirma, é uma dramática redução no consumo de papel e uma melhor organização, tanto para os estudantes quanto para os professores.

“A maioria dos estudantes ama usar o iPad”, diz Bockwoldt. “Não há mais papéis perdidos ou livros pesados para carregar. E os professores adoram o fato de poderem usar o Google Calendar para compartilhar tarefas e prazos com os estudantes.”

Como esperado, distribuir e manter registro sobre 850 iPads é um desafio, especialmente quando esses aparelhos são entregues para estudantes do ensino médio, que têm uma certa aptidão para quebrar ou perder equipamentos caros.

Bockwoldt afirma que a escola reúne todos os pais dos calouros para reuniões, nas quais explicam que cada estudante será considerado pessoalmente responsável pelo que acontece com os tablets. As famílias também possuem a opção de pagar um seguro anual de 35 dólares, que cobrirá eventuais custos de consertos ou substituições dos aparelhos que forem perdidos ou danificados.

ipad2handson.jpg

Tablet da Apple tem sido adotado como ferramenta educacional

Outro desafio é manter os sistemas dos tablets devidamente atualizados. O responsável pela área afirma já ter tido alguns problemas ao atualizar todos os iPads do iOS 4 para o iOS 5, um processo que pode levar até uma hora, segundo ele.

Obviamente, o projeto da District 214 com o iPad não é apenas dar aos estudantes aparelhos de última geração, mas fornecer acesso a material educacional de alta qualidade.

Desde o lançamento do tablet, em 2010, diversas escolas e universidades no mundo já adotaram o aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail