Home > Notícias

iPad e iPhone podem ganhar reconhecimento facial

Nova patente da Apple propõe sistema mais simples para reconhecer usuários de seus aparelhos móveis, dispensando as tradicionais senhas

Redação Macworld Brasil

04/01/2012 às 11h01

Foto:

Seguindo sua tendência de simplificar as coisas ao máximo para o usuário, a Apple pode estar prestes a dar um fim na chateação de lembrar senhas para usar seu iPhone, iPad ou Mac.

De acordo com a Forbes, no último dia 29/12 a companhia registrou uma patente de reconhecimento facial chamada “Low Threshold Face Recognition” junto ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA.

A tecnologia de reconhecimento facial realmente não chega a ser uma novidade, mas sua adoção em grande escala, ainda mais em smartphones e tablets, não tem sido das mais fáceis.

Para fugir dos altos custos, gastos desnecessários de energia e possíveis problemas de iluminação comuns nos dois modelos mais comuns de reconhecimento facial, a Apple propõe algumas mudanças, em sua patente.

Em vez de analisar o rosto inteiro do usuário, a Apple propõe um sistema que utilize apenas determinados pontos do rosto. De acordo com uma imagem da patente, o sistema depende da distância entre os olhos e entre os olhos e a boca da pessoa para determinar a identidade do usuário.

Como explica o autor da reportagem da Forbes, que é um engenheiro elétrico, o título da patente “Low Threshold” significa que a tecnologia da Apple pode tolerar até um determinado nível de falsos positivos, mas sem deixar de fazer um reconhecimento facial preciso e correto.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail