Home > Notícias

iPad mini será um sucesso nas empresas, apontam analistas

Para especialistas, tamanho, preço e suporte para muitos apps vão atrair os olhares da TI e de funcionários para o novo tablet da Apple.

Matt Hamblen, Computerworld/USA

25/10/2012 às 13h27

Foto:

Anunciado nesta semana, o novo iPad mini, com 7,9 polegadas, fará sucesso entre os usuários corporativos, preveem analistas do setor. O motivo? Vários. A começar pelo preço de 329 dólares para o modelo com Wi-Fi e 16 GB, tornando-o um dispositivo acessível para profissionais adeptos do modelo do BYOD (traga seu próprio dispositivo).

O iPad mini também pode executar todos os aplicativos desenhados para o iPad 2 na mesma resolução (1024 x 768 pixels). Analistas do mercado observaram que o novo dispositivo da Apple é leve e fino (7,2 mm) e pode ser manuseado com apenas uma das mãos.

Outra razão, talvez a mais importante, é que muitos departamentos de TI já permitem que os trabalhadores usem iPads para tarefas relacionadas ao trabalho. Portanto, trata-se de uma versão atrativa, de baixo custo, menor do que o iPad tradicional e que pode executar aplicativos existentes.

O analista da Forrester Frank Gillett aponta que o iPad mini por ser fino e leve "será um enorme sucesso" no ambiente de trabalho. "E o preço é um grande negócio." A nova versão, prossegue, abre oportunidades para negócios, e atrai especialmente as mulheres.

Tablets menores, com 7 polegadas, incluindo os da Amazon e da Barnes and Noble têm-se tornado popular entre as mulheres, observa Gillett. Elas podem facilmente guardar dispositivos desse tamanho em uma bolsa, enquanto os homens podem fazer o mesmo em um bolso grande.

Jack Gold, analista da J. Gold Associates, também espera que o iPad mini ganhe popularidade entre os trabalhadores. "Muitos profissionais vão preferir o tamanho menor, e as empresas também vão apreciar o preço", destaca.

ipadmini_435

Uma vez que as aplicações para o dispositivo são compatíveis com o iPad de 9,7 polegadas, “as empresas podem oferecer uma escolha para usuários finais - e usuários finais gostam do fato de poder escolher o dispositivo", ressalta.

Os tamanhos variados de laptops utilizados pelos profissionais é uma indicação de como eles vão gostar de ter uma escolha também no tamanho do tablet, indica Gold.

Gold observa que a Apple já "tem uma vantagem grande nas empresas", devido à popularidade dos outros modelos de iPad, o que torna mais difícil para os fabricantes de tablets Android ou Windows ampliarem a participação nesse mercado.

O CEO da Apple, Tim Cook, divulgou nesta semana que a fabricante vendeu cerca de 100 milhões de iPads em 2,5 anos, e que 90% de toda a navegação na web efetuada a partir de tablets é realizada por meio de dispositivos da Apple.

"Atualmente, a Apple domina o mercado de tablets. Por isso, se já era um mercado desafiador para os concorrentes, agora vai ficar ainda mais difícil. Muitos clientes não se importam de pagar uma quantia extra para obter um iPad mini", relata Julien Blin, analista da Infonetics. Blin acredita que a Apple venderá o novo modelo por 200 dólares ao longo de 2013.

Para os analistas, a Research in Motion adotou a estratégia de incluir a tela de 7 polegadas em seu tablet PlayBook e atraiu especialmente usuários corporativos. Esse dispositivo não tem tido uma trajetória tão bem-sucedida, apesar de o mercado culpar a falta de aplicações disponíveis para uso.

ipadmini_300

Carolina Milanesi, analista do instituto de pesquisas Gartner, indica que enquanto o iPad mini não for visto como um dispositivo de produtividade forte para os profissionais, ele vai ser um grande companheiro de usuários de MacBook ou laptops MacBook Air, ambos da Apple.

"Quanto menor o iPad, melhor companhia será para o Air ou até mesmo para usuários  que podem ter um tablet do Windows oferecido pela organização", acrescenta Carolina.

Fornecedores de gerenciamento de dispositivos móveis também esperam que o iPad mini atraia os olhares das empresas e impulsione o uso de tecnologias de gestão de aparelhos.

Srinivas Krishnamurti, diretor sênior da VMware para soluções móveis, chamou o iPad mini de "um marco importante na tendência em curso de movimentação de usuários de PCs para tablets”. “A VMware espera que ele acelere a adoção de tablets em organizações de todos os tamanhos devido ao seu preço, especialmente atraente para pequenas e médias empresas”, conclui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail