Home > Notícias

iPad na empresa: os limites do tablet na computação em nuvem

Dispositivo é excelente em termos de consumo de mídia, mas ainda precisa de algumas adaptações para trabalhar com documentos em cloud computing

IDG News Service

07/04/2010 às 11h39

Foto:

Com o iPad em mãos, é hora de testar os limites do aparelho como uma ferramenta móvel para negócios para saber se ele é capaz de substituir um computador portátil em tarefas de produtividade de escritório na nuvem.

O aparelho tem algumas fraquezas, como a capacidade limitada de armazenamento, mas oferece acesso à cloud computing. E a nuvem, contrária ao iPad, não tem limites em termos de capacidade de armazenamento virtual. Muitos pequenos e médios negócios já estão trabalhando em aplicativos baseados na nuvem para produtividade, como o Google Docs – uma tendência natural também para o iPad.

Mas se o usuário precisar criar ou editar documentos, necessitará de outra solução. É verdade que se você tiver conexão Wi-Fi(ou 3G, no caso dos iPads com essa funcionalidade), é possível visualizar os documentos do Google Docs no iPad por meio do Safari. Apesar disso, pode não ser possível se manter conectado o tempo todo. A solução seria o aplicativo Memeo Connect Reader, que sincroniza o aparelho com o Google Docs para leitura offline. Mas os usuários continuariam sem poder editar os documentos.

A opção, então, é baixar os aplicativos iWork, desenvolvido pela Apple para o iPad. Eles são capazes de abrir e exportar formatos do Office e custam 9,99 dólares cada, um preço razoável pelos recursos que ele oferece. O iWork também permite editar documentos sincronizados via iTunes, mas depende desta transferência: não há meios de abrir arquivos armazenados na nuvem por meio do aplicativo da Apple.

Os testes demonstram que o iPad ainda tem muitas limitações, mas pode ser adaptado para substituir um notebook. Por essas e outras, o Slate, da HP, pode ser uma ferramenta muito melhor para negócios, mas a funcionalidade deve estar balanceada com o peso e a duração da bateria do dispositivo, duas áreas em que o iPad é campeão.

Saiba mais sobre TI no ambiente corporativo na Computerworld Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail