Home > Notícias

iPad nas empresas: uso de tablets em ambiente corporativo deve dobrar

Resultados indicam aumento considerável na substituição de notebooks tradicionais por esse tipo de equipamento; preferência é pelo equipamento da Apple

IDG News Service

10/01/2011 às 12h24

Foto:

O número de empresas que deve adotar  tablets deve dobrar no primeiro trimestre de 2011, de acordo com um relatório da ChangeWave Research. 

Segundo a pesquisa, 14% das companhias entrevistadas planejam comprar tablets até março deste ano. Enquanto 7% já fornecem tais dispositivos para alguns funcionários – índice superior em um ponto percentual ao constatado em agosto de 2010. 

"É impressionante o salto na demanda dentro do universo corporativo. Sem dúvida, foi muito maior do que esperávamos", disse Paul Carton, diretor de pesquisa da ChangeWave. 

O estudo, realizado em novembro, ainda revelou que a Apple permanecerá dominante no uso de tablets no mercado corporativo, mesmo com a chegada de outras grandes fabricantes. 

Entre as empresas que planejam comprar um aparelho até março, 78% citaram que o dispositivo preferido seria o iPad. Em segundo lugar ficaram empatados o Streak, da Dell, e o PlayBook, da Research in Motion (RIM), com 9% dos votos. Em terceiro lugar ficou o Slate, da Hewlett-Packard (HP) com 8%.

"A Apple ainda tem uma vantagem confortável sobre os concorrentes", comentou Carton. 

No quesito índice de satisfação dos clientes, o iPad também foi o líder com 97%, superando o tablet da HP (74%) e da Dell (69%).


O estudo ainda descobriu que as principais atividades durante o horário de trabalho são acessar à Internet e verificar e-mails. Além disso, segundo Carton, os resultados indicam um aumento considerável na substituição de notebooks tradicionais por tablets.  

Para a pesquisa foram entrevistados cerca de 1,6 mil profissionais responsáveis por gastos de TI em suas corporações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail