Home > Notícias

iPad: Nokia processa Apple por “violação de patentes”

Segundo a empresa finlandesa, o tablet da rival, assim como o iPhone, utilizam indevidamente cinco de suas tecnologias

PC World/EUA

07/05/2010 às 14h50

Foto:

Mais um disparo na batalha entre Nokia e Apple. A fabricante finlandesa de celulares acaba de anunciar que está processando a Apple nos Estados Unidos. O motivo: a empresa de Steve Jobs teria violado cinco patentes da Nokia em equipamentos como o iPad e o iPhone.

Segundo a Nokia, as patentes em questão estão relacionadas a tecnologias para incrementar a velocidade da transmissão de dados, uso de informações de posicionamento em aplicativos e melhorias na configuração de antenas (o que permite criar despositivos mais compactos).

Embora o documento seja um pouco vago, o processo tem como objetivo atingir o coração da tecnologia do iPad e do iPhone. Geolocalização, por exemplo, tornou-se um dos pontos principais dos aplicativos para o celular da Apple.

O processo surpreendeu a comunidade de tecnologia, já que a Nokia não deu qualquer sinal de que teria sido atingida por violação de propriedade intelectual.

Mas vale lembrar que esse não é o primeiro processo contra a Apple. A batalha começou em outubro de 2009, com a Nokia processando a Apple sob a acusação de infringir patentes. A empresa de Steve Jobs respondeu na mesma moeda, com um processo semelhante contra a rival. Na sequência, a fabricante finlandesa iniciou outro processo, pedindo que fosse impedida a importação dos produtos da Apple nos Estados Unidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail