Home > Notícias

iPad perderá liderança para tablets Android em 2013, afirma IDC

Segundo previsão de consultoria, aparelhos com sistema do Google terão mais de 50% do mercado pela primeira vez neste ano.

Computerworld / EUA

13/03/2013 às 16h04

applelogo_43502.jpg
Foto:

Vendas agressivas de tablets menores impulsionaram uma previsão revisada sobre o mercado pela IDC, que aumentou suas projeções em 11% e afirmou que o Android vai superar a Apple como sistema dominante do mercado neste ano.

“A mudança para tamanhos menores de tela, e preços menores, é força-matriz por trás da transição do iOS para Android, e para vendas maiores”, afirmou o diretor de pesquisas para tablets da consultoria IDC, Tom Mainelli.

A IDC aumentou sua estimativa total das vendas de tablets para 2013 indo de um número inicial de 172,4 milhões de aparelhos para 190,9 milhões neste novo documento, um aumento de 10,7%. A previsão revisada publicada nesta semana chega apenas três meses após a última projeção da consultoria, quando havia aumentado em 4% suas projeções para 2013, indo então de 165,9 milhões para os já mencionadas 172,4 milhões.

De acordo com a IDC, um de cada dois tablets enviados neste trimestre trazia uma tela de 8 polegadas ou menor – o iPad tradicional e outros aparelhos Android conhecidos possuem telas maiores.

A Apple entrou neste segmento em outubro do ano passado com o lançamento do iPad Mini, com tela de 7,9 polegadas. Pelas contas de alguns especialistas, o novo “irmão menor” do tablet da Apple canibalizou seriamente as vendas do modelo maior.

Mesmo na época do lançamento do Mini, muitos analistas de mercado criticaram a Apple por manter seu modelo de preços premium. O iPad Mini, por exemplo, tem valores a partir de 329 dólares nos EUA, enquanto que o Nexus 7, do Google, custa 199 dólares naquele país – preço 40% menor.

Segundo Mainelli, nem o iPad Mini conseguirá manter a Apple no “banco do motorista” neste ano. “A tendência tem estado aí, mas essa será a primeira vez que o Android vai superar o iOS no mercado”, diz, citando as previsões da sua equipe para o período entre 2013 e 2017.

Para este ano, a previsão da IDC é de que os tablets Android responderão por 48,8% de todos os aparelhos enviados, um pouco acima dos 46% previstos para o iPad. Em 2012, a IDC registrou o Android com 42,7% e o iOS com 53,8%. Os novos números representam uma queda de quase oito pontos percentuais para o iOS, e um aumento de seis pontos para o Android.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail