Home > Notícias

iPad precisa com urgência de um Microsoft Office

Ainda não há programas eficientes para a edição e visualização de documentos, apresentações e planilhas no tablet; Google Docs, Docs.com e iWork têm problemas

PC World / EUA

11/05/2010 às 13h04

Foto:

Pode parecer heresia, mas o iPad precisa de... um "toque de Microsoft". Explico: o  tablet é “mágico” e tudo de bom, como gosta de dizer a Apple. Mas tem falhas. Quem precisa usá-lo para produzir conteúdo encontra dificuldades e ausência de recursos. O que se espera é que essa questão seja resolvida em uma futura versão do tablet.

Para quem quer utilizar a atual versão como uma ferramenta de trabalho nas empresas, o Docs.com da Microsoft seria uma opção, mas também decepcionou. Resumindo: falta um verdadeiro Microsoft Office para o tablet da Apple.

ipad-video.jpg

Não há aplicativo completo para edição de documentos no iPad

Temos utilizado na redação o iPad como a principal plataforma de computação móvel há um mês. Depois de testar o iWork  por esse tempo posso dizer que ele é deficiente em relação ao Microsoft Office 2010 – usado na maioria dos notebooks com Windows 7. Esse é um dos argumentos que alguns usuários de PCs usam para não comprar um iPad. Mas vale lembrar que o tablet da Apple pesa cerca de um terço de um notebook, tem cerca de um quarto de espessura e quatro a cinco vezes mais vida útil de bateria.

 

Veja também:

> iPad na empresa: os limites do tablet na computação em nuvem

> A vida com o iPad: cinco coisas que fazem falta no tablet

O foco principal do iPad não é produtividade – com aplicativos da Apple.
Ao que parece, o tablet é um dispositivo construído para trabalhar com a
nuvem (dados armazenados na internet). Será mesmo? Ao usar o aplicativo Google Docs, é exibida a interface para iPhone no iPad. Isso porque o site detectou o sistema iPhone OS. O programa funciona, mas de forma limitada.

De acordo com o blog oficial do Google, o Gmail ganhou ferramentas otimizadas para o iPad, mas outros serviços aguardam na fila. Em relação ao Google Docs, um porta-voz da empresa disse: “Nnós estamos trabalhando continuamente nas melhores formas de mostrar nossos web aplicativos no iPad e demais dispositivos. Fizemos decisões individuais para cada tipo de software do Google usando o iPad Simulator, e fizemos as melhores escolhas para cada um. Para o Docs, tivemos de optar pela versão mobile [para celulares] já que o navegador Safari do iPad não suporta as mesmas coisas que o Safari para desktops.”

Ao testar o Docs.com, da Microsoft, no iPad, porém, coisa esquisitas também aconteceram. Ao tentar incluir um documento do Word, ele congelou o navegador Safari por até dois minutos, quando clicado. Em seguida, com um documento em branco aberto, o teclado virtual não apareceu para inserir texto.

ipadcase

Teclado virtual não funciona em apresentações e documentos do Google Docs e Docs.com

Em relação ao PowerPoint, no Docs.com, a experiência foi semelhante ao Word. Pudemos adicionar slides, mudar o formato , adicionar Smart Art, e mudar o esquema de cores do Art Smart, mas, infelizmente, ao tocar em uma área de texto, o teclado virtual não iniciava.

Ironicamente, o sistema parece funcionar com o Excel. Ao tocar sobre alguma célula, o teclado virtual aparece e as opções de formatação do menu funcionam.

Dessa forma, até o momento, não existem boas soluções. No iWork para iPad falta recursos e funções usadas pelas empresas, e tanto o Google Docs como o Docs.com não fazem bonito no iPad – a menos que você precise trabalhar com planilhas. 

O gerente de programas do Microsoft FUSE Labs, Pat Kinsel, disse que o objetivo da empresa é tornar o Docs.com totalmente compatível com o iPad e que hoje o serviço só funciona bem para a visualização de documentos.

A Microsoft não tem previsão de atualização do Docs.com para o iPad, mas é esperado que o anuncio seja feito no próximo trimestre. Enquanto isso não acontece, aproveite o que cada serviço pode oferecer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail