Home > Notícias

iPad quad-core só daqui dois anos, prevê especialista

Membro do iFix comentou também a respeito das possíveis melhorias que o tablet receberá, além de chamar rivais Samsung e RIM de "incompetentes"

Macworld / Reino Unido

08/02/2012 às 18h17

Foto:

Ultimamente, Kyle Wiens, d siteo iFixit, que fornece manuais gratuitos de reparos para dispositivos eletrônicos, tem se mostrado um verdadeiro profeta em relação aos lançamentos da Apple, acertando em cheio quando afirmou que o novo iPhone 4S não teria conexão 4G, por exemplo.

Com o lançamento do próximo iPad esperado para acontecer em março deste ano, Wiens conversou com a equipe da Macworld inglesa, puxou sua bola de cristal novamente e fez previsões a respeito das especificações e dos desafios que o novo tablet da Apple deve enfrentar. 

O iPad 3 está chegando. Quais são suas previsões?

Antecipo que o iPad 3 terá praticamente a mesma aparência, porém com o dobro de resoução da tela. O Retina Display, ou quatro vezes a quantidade de pixels, seria uma meta a ser atingida, contudo, tudo depende de quão longe o usuário segura o dispositivo em relação ao rosto. E também pode surgir uma câmera com maior resolução. 

Para isso, a Apple precisará de um processador gráfico. No momento, é um dual-core, mas penso que há muitas melhorias necessárias para turbinar a performance gráfica nos iPads. O "Infinity Blade 2"(game) fica ótimo em um iPhone, você quase não consegue ver pixels ou falhas, porém a resolução no iPad é mais baixa, exatamente porque os dois dispositivos utilizam o mesmo processador gráfico, com telas de tamanhos diferentes. Sendo assim, a Apple precisa melhorar o tablet. 

E sobre melhorias na performance?

Aposto que esses aperfeiçoamentos serão incrementais, e não muito absurdos - a não ser que a empresa decida ir para o quad-core.  O próximo iPad terá um A6 com quad-core? Não vi informações suficientes para isso, entretanto prevejo que a Apple apenas utilize quatro núcleos dentro de dois anos, porém não sei se isso acontecerá este ano. 

Não ficaria surpreso se a companhia chamasse o produto de iPad 2 HD em vez de iPad 3. Penso que a Apple precisa ser mais agressiva nos preços do que nos recursos. Isso significa manter a faixa de preço de 500 dólares nos EUA.

ipad2desmontado390

iFixit é especializado em desmontar dispositivos da Apple e fornecer manuais de reparos

 

Além do iPad, que outras surpresas podemos esperar da Apple este ano?
Não ficaria surpreso se a Apple disponibilizasse o Siri para o iPhone 4. Até onde sei, todos que hackearam o iPhone 4 e ativaram o recurso não tiveram muitos problemas com isso.

Acho que a razão pela qual a Apple não liberou o Siri para o iPhone 4 talvez fosse por terem medo de que os servidores não aguentassem o fluxo de usuários. Provavelmente a Apple sabia que ia vender muitas unidades do iPhone 4S, então deve ter tomado algumas medidas preventivas, já que a companhia não possui um histórico com computação em nuvem. 

Você acha que a Apple pode ser vencida por seus competidores?
Se eu fosse um acionista da RIM ou da Samsung, perguntaria se é realmente tão difícil assim inovar. Fico chocado com quão incompetentes algumas dessas companhias são. Veja a Samsung, que acaba de lançar um novo modelo do Galaxy [Tab] e alguns smartphones novos na CES, e eles estão rodando Android 2.3. A Samsung disse para seus consumidores que compraram o Galaxy S que eles poderão fazer o upgrade para o Android 4 e, tempo depois, a multinacional afirma que os usuários ficarão presos no 2.3. 

Por que eu compraria um celular da Samsung se eles prenderam completamente seus clientes ao não permitir a atualização? Nesse momento, a única maneira seria comprar celulares Google Nexus, enquanto que a companhia de Mountain View quer se certificar de que o Galaxy Nexus S terá o upgrade. 

Penso que os competidores da Apple não entendem o quão leais os consumidores se tornam quando a Apple disponibiliza funcionalidades melhoradas a seus velhos clientes. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail