Home > Notícias

iPad x novo MacBook Air de 11,6’’

Comparamos os principais recursos dos dois equipamentos compactos da Apple; saiba o que cada um oferece e qual atende melhor às suas necessidades

PC WORLD/EUA

21/10/2010 às 15h23

Foto:


O lançamento do MacBook Air com tela de 11,6 polegadas deixou uma dúvida na cabeça de quem pretende comprar um Mac portátil: devo adquirir o notebook ultracompacto da Apple ou um iPad?

Quando a Apple apresentou o novo portátil, afirmou que ele era um dispositivo híbrido, combinando os melhores recursos do MacBook com os do tablet.  Assim como o iPad, o Air utiliza armazenamento com memória Flash, e não tem disco rígido. Mas o sistema operacional continua sendo o Mac OS X, e seu formato é de notebook.

Na hora de investir seu rico dinheirinho, e escolher apenas um deles, vale checar algumas questões:

iOS contra OS X
A primeira coisa a considerar é o software, em relação às suas necessidades. Se você escolher o iPad, terá uma gama de dezenas de milhares de aplicativos para escolher, incluindo o pacote de produtividade iWork. Por outro lado, importar e exportar arquivos entre o tablet e o desktop ainda é uma atividade um tanto quanto incômoda, exigindo o uso do iTunes e o Document Manager de cada aplicativo.

O Air usa o completo sistema de gerenciamento de arquivos do Mac OS X, e você pode trocar arquivos com o desktop usando, por exemplo um pendrive, via USB. Também é possível instalar programas como o Office para Mac 2011, que será lançado no dia 26/10, por exemplo.

Fora do trabalho, ambos os equipamentos tocam suas músicas do iTunes, permitem acessar serviços online como Pandora via navegador ou pelo aplicativo do iPad. Games? O iPad leva vantagem nesse ponto, pois traz uma variedade maior de jogos, como Angry Birds e Bejeweled. A Apple não deixou claro se o novo Air é poderoso o suficiente para rodar Mac OS X Lion, que está previsto para o ano que vem.

tabipadxair

No avião
Se você quer algo para usar enquanto está no avião, a escolha entre os dois passa para uma questão pessoal. O tamanho do Air é pequeno o suficiente para ficar na mesinha do banco, mesmo quando aberto. O iPad ocupa quase a mesma área, principalmente se você tiver um case que deixa o  aparelho inclinado, no modo paisagem. 

Teclado, portabilidade e outros itens
O novo Air traz um teclado físico completo, com 78 teclas, doze botões de funções e quatro direcionais. O iPad vem com um teclado virtual na tela, mas também pode ser utilizado com um teclado tradicional.

Com relação à portabilidade, ambos são relativamente leves. O iPad pesa 680 gramas sua versão apenas Wi-Fi e 730 g, Wi-Fi+3G. O Air é um pouco mais pesado:1,06 quilo. Ambos utilizam Wi-Fi 802.11n, compatível com versões mais antigas de wireless. E também usam Bluetooth 2.1 + EDR.

Uma coisa que o novo notebook não tem é conexão de dados 3G interna, o que é possível no iPad. Mas, se você quiser, pode conectar o Air com um hotspot mobile MiFi.

Quando o assunto é preço, as diferenças são um pouco maiores. O MacBook Air começa em 999 dólares nos Estado Unidos (a partir de 3.199 reias, no Brasil), com uma versão de 1.999 dólares. Já o iPad vai de 499 a 829 dólares, de acordo com a capacidade de armazenamento e de 3G.

A ideia da Aple sobre o que é essencial para um netbook, com o MacBook Air de 11 polegadas, é um novo e interessante dispositivo para a linha Mac. Mas será interessante ver se o pequeno notebook vai abocanhar um pouco das vendas do iPad, ou mesmo se os usuários vão ignorar o novo laptop, por conta do tablet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail