Home > Notícias

iPhone 2.0 corrige falhas de segurança

Novo sistema operacional, presente no iPhone 3G e que pode ser baixado para o iPhone original, inclui melhorias de segurança no aparelho.

Macworld/Reino Unido

14/07/2008 às 11h16

Foto:

A Apple informou na última sexta-feira que a atualização do software do iPhone 2.0 corrige bugs no navegador e falhas no software de rede do aparelho. Alguns dos bugs são críticos e poderiam ser um caminho para invasores infiltrarem softwares maliciosos no iPhone.

A atualização corrige sete bugs do Safari e três falhas no mecanismo do Web Kit utilizado pelo Safari. Uma das falhas no Web Kit foi usada pelo pesquisador Charlie Miller para invadir um MacBook Air e ganhar um concurso de hackers.

Miller disse que avisou a Apple que o iPhone era vulnerável ao ataque, mas a empresa havia dito o contrário. Em uma entrevista por e-mail, ele mostrou irritação, visto que a origem tinha sido encontrada. No passado, ele já criticou a Apple por corrigir bugs no sistema operacional Mac OS X, enquanto as mesmas falhas seguiram sem correção no iPhone, que também é baseado no OS X.

A atualização também corrige problemas de acesso à redes no kernel do sistema operacional e no software CFnetwork, utilizado pelo aparelho.

Embora o iPhone não tenha sido alvo de nenhum ataque que se tenha conhecimento, é importante fazer o download da versão 2.0, disse David Marcus, gerente de pesquisa de segurança da McAfee. “Se você reparar o que os ‘maus elementos’ estão observando, os browsers certamente estão no topo da lista”, disse ele. “É importante que quando os patches forem divulgados, as pessoas atualizem o mais brevemente possível”.

O iPhone 2.0  também está disponível para usuários de iPod touch, disse a Apple. As pessoas que comprarem o iPhone 3G não precisam fazer nada, porque o software do iPhone 2.0 está pré-instalado no dispositivo.

Fazer a atualização do software iPhone 2.0 na sexta-feira (11/07) foi complicado para alguns clientes. O site da atualização do iTunes ficou sobrecarregado pelas atualizações de usuários do iPhone 2.0 e pelos compradores do iPhone 3G que estavam ativando seus novos aparelhos.

A Apple não retornou as ligações e e-mails sobre o assunto.

O ultimo pacote de segurança da Apple para o iPhone foi lançado em 15 de janeiro.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail