Home > Notícias

iPhone 2019: confira os primeiros rumores do smartphone

Câmeras triplas estariam sendo estudadas pela Apple. As especulações indicam que uma delas poderia ser uma câmera 3D

Macworld/EUA

09/01/2019 às 8h33

iPhone 2019: confira os primeiros rumores do smartphone
Foto: Digit e Steve Hemmerstoffer

Ainda não se sabe exatamente o que esperar do novo iPhone, em 2019, mas os rumores já começaram a fervilhar. Confira alguns deles:

Sistema de três câmeras

O atual iPhone XS possui uma configuração de câmera dupla traseira. O novo iPhone poderia usar três câmeras? Esse rumor começou em abril do ano passado, ainda que não houvesse muitos detalhes sobre como o sistema de três câmera funcionaria.

Agora, um relatório da Digit mostra vazamentos processados adquiridos por Steve Hemmerstoffer. O render mostra três câmeras traseiras no iPhone 2019.

O documento diz que os três iPhones 2019 (que eles chamam de “iPhone XI”) terão três câmeras traseiras, duas alinhadas entre si e outra lateral. Especula-se que a câmera offset poderia ser uma câmera 3D, baseada em um relatório da Bloomberg que dizia que a Apple estava interessada na produção de sensores 3D da próxima geração da Sony.

Plausível? Com o mercado de smartphones se tornando mais competitivo do que nunca, o iPhone precisa de novos recursos para estimular as vendas. Ou seja, novas implementações de câmeras certamente seriam atraentes.

O problema é que, com base nos renders, o sistema de três câmeras na parte de trás do novo iPhone não é muito atraente. Não só parece muito diferente da Apple, como parece ocupar muito espaço físico. O relatório enfatiza que o projeto pode mudar antes do lançamento, em setembro. Um sistema de três câmeras parece uma certeza, mas espera-se que a Apple tenha um design mais elegante.

Notch menor

O notch na tela do iPhone não apenas tem um propósito funcional, mas também deu ao iPhone uma aparência instantaneamente reconhecível - pelo menos até que outras empresas o copiassem. Mas se os rumores forem precisos, o notch não deverá ser uma característica antiga do iPhone.

A AMS, um fabricante de sensores, anunciou que criou um novo sensor óptico que pode “medir com precisão a intensidade da luz ambiente por trás de uma tela OLED”. Segundo a Reuters, a Apple usa sensores ópticos AMS para reconhecimento facial 3D no iPhone. Então, não é tão difícil pensar que a Apple gostaria de usar o novo sensor TCS3701 Color e Proximity da AMS no próximo iPhone. Isso poderia resultar em um notch muito menor, ou talvez nenhum notch.

Plausível? A Apple e a AMS têm um relacionamento estabelecido (a Reuters diz que a Apple responde por 45% dos negócios da AMS), e rumores de que a Apple está querendo reduzir ou eliminar o notch já acontecem há algum tempo.

Mas a luz ambiente e os sensores de proximidade são duas das menores partes do módulo TrueDepth que constituem o notch do iPhone. Muito maiores são a câmera frontal tradicional, a câmera frontal infravermelha, o alto-falante e o emissor de ponto infravermelho.

Para tornar o notch notoriamente menor, a Apple precisaria combinar ou eliminar alguns desses elementos. Simplesmente mover o sensor de proximidade e sensor de luz ambiente por baixo do visor OLED, de acordo com esse rumor, não resolveria tudo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail