Home > Notícias

iPhone 3G chega a Taiwan em dezembro

Maior operadora de Taiwan firma acordo de exclusividade para oferecer aparelho, que ganha sistema para idioma chinês pela primeira vez.

Macworld/Reino Unido

17/11/2008 às 10h12

Foto:

A Chunghwa Telecom, maior operadora móvel de Taiwan, pretende lançar com exclusividade o iPhone 3G em dezembro na ilha, afirmou a companhia no sábado (15).

A companhia indica que será parte do “terceiro round” de lançamento do iPhone 3G no mundo. A Apple concluiu, entre agosto e setembro, a segunda fase da distribuição do iPhone, lançando o aparelho em 21 novos países, incluindo Brasil, Argentina, Estônia, Eslováquia e Uruguai.

A operadora de Taiwan nunca lançou o iPhone original porque um sistema com o idioma chinês ainda não tinha sido desenvolvido para o dispositivo.

Dois executivos de Taiwan disseram que o iPhone seria lançado na China primeiramente, porque o Pinyin, médoto que transcreve, no alfabeto latino, a língua chinesa, havia sido finalizado antes do Zhuyin (Bopomofo) para Taiwan, que transcreve o mandarim para termos fonéticos.

Os executivos disseram que a Apple estaria mais interessada na China em função do seu amplo mercado, inserindo portanto, mais recursos para finalizar o sistema Pinyin primeiramente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail