Home > Dicas

iPhone 3GS: respostas para 18 questões

Respondemos às perguntas mais frequentes feitas sobre o novo iPhone da Apple, que chega ao Brasil em agosto

Macworld/EUA

17/06/2009 às 14h53

Foto:

Em agosto chega ao Brasil a nova versão do iPhone, a 3GS. O produto, ainda sem preço definido para o país, será distribuído por Vivo, Claro e Tim. Se você é um dos que pensa em adquirir o equipamento mas tem algumas dúvidas, confira nossas respostas para as questões mais frequentes.

Qual a diferença entre o iPhone 3GS e o iPhone 3G?

Você deve ter notado a letra “S” no nome. Segundo o vice-presidente sênior da Apple, Phil Schiller, a letra “S” faz referência a “Speed” (velocidade). Schiller afirmou que o novo iPhone é duas vezes mais rápido e estável do que a versão anterior, bem como no carregamento de páginas na internet pelo navegador Safari. Schiller mostrou alguns exemplos. O carregamento da página do NYTimes.com foi 2,9 vezes mais rápido que a versão 3G, os jogos são carregados até 2,4 vezes mais rápidos, e anexos em até 3,6 vezes.

iphonegs390

iPhone 3GS: esclareça suas dúvidas antes de comprar

Como a Apple melhorou o desempenho?

A Apple nunca gostou de revelar seus segredos, mas temos certeza que o novo iPhone recebeu um processador melhor e mais memória RAM. Algumas mudanças no circuito interno também devem ter sido feitas, pois a Apple disse que o iPhone 3G S vai oferecer uma melhor experiências de jogos aos usuários. Mesmo antes do lançamento, acidentalmente a T-Mobile divulgou as características do novo iPhone 3G S.  De acordo com as informações, o iPhone agora tem 256MB de RAM, o dobro da versão 3G. O processador também teve sua velocidade aprimorara, passando de (na versão 3G), para 600 MHz (3GS). Confira o vídeo que compara seu desempenho com o Nokia N97 e o Palm Pre e o nosso teste, que compara o desempenho do aparelho com as versões anteriores.


Melhor experiência de jogos” – como assim?

Os gráficos estão um tempo de resposta mais rápido. O novo iPhone vai suportar Open GL ES 2.0, o último API lançado de gráficos 3D para aparelhos portáteis. O processador gráfico ganhou a tecnologia Imagination Technologies PowerVR SGX, proporcionando mais realidade às imagens, com sombreamento e renderização avançada.

E o que mais ele tem de diferente?

A tela do iPhone 3G S recebeu um revestimento olefóbico (oleophobic coating), o que deverá deixá-la com menos gordura e oleosidade do rosto e das mãos.

Quais as novas funções que iPhone 3G S tem e o iPhone 3G não tem?

Assim como na versão 3G, os satélites de GPS (Global Positioning System) mostram sua atual posição. A novidade agora é que o iPhone 3G S vem com uma bússola digital. O aparelho sabe para qual direção você está apontando o telefone, mesmo estando parado. Esse recurso deverá ser muito útil na orientação dos mapas via GPS. Com um clique no botão de localização, será possível ver sua atual localização. No segundo clique os mapas vão girar e apontarão na direção em que você se encontra. Vire para a esquerda, e os mapas acompanharão seus movimentos.

Um recurso de acessibilidade que o iPhone oferece é o Voice Control: capaz de fazer ligações ou reproduzir músicas apenas com comandos de voz. Pressionar o botão Home por alguns segundos, e fale “ligue para João Pereira”. Você também pode falar os números do telefone para que o iPhone ligue para você.

Esse recurso não funciona apenas com telefonemas. Para ouvir músicas basta dizer “toque ‘nome da música’. Se você perguntar para o iPhone qual música está sendo reproduzida, ele lhe dirá. Dizendo “toque músicas parecidas”, e o iPhone cria uma lista de reprodução com o mesmo estilo musical que estiver sendo executado. O Voice Control suporta 21 idiomas.

A Apple manteve a presença do Nike+iPod no iPhone 3G S. O telefone já vem com o app pré-instalado para se conectar aos sensores do tênis.

O iPhone 3G S vem com um hardware capaz de criptografar todos os dados contidos no aparelho. Ele vem com a função Find My iPhone, útil para quem esqueceu o iPhone em algum lugar, e também livre para apagar todos os dados contidos no celular, com apenas um comando do usuário.

++++

É verdade que a câmera do iPhone 3GS melhorou?

Sim, o iPhone 3G S incorpora uma câmera de 3 megapixels, com foco automático “tap to focus” em que o usuário toca na tela para selecionar o que deseja focar na imagem.

O novo app também faz o balanço de brilho da imagem. As cores ficaram mais vibrantes para fotos feitas em ambientes com baixa luminosidade, e a velocidade de captura da câmera ficou muito mais rápida na comparação com as versões anteriores. O flash não foi incorporado.

A função macro também foi incorporada, permitindo que o usuário fotografe objetos com até 10 cm de distância.

Agora posso finalmente gravar vídeos?

Sim, essa é mais uma função que só iPhone 3G S tem. A qualidade dos vídeos é VGA, com 30fps.  Eles podem ser gravados no formato retrato ou widescreen. O modo de gravação mantém todas as funções de foco automático, controle de brilho e equilíbrio de cores, e ainda traz a capacidade de fazer cortes no vídeo.

O iPhone permite que você envie seu vídeo por e-mail, ou por MMS, diretamente para a galeria do MobileMe ou para o YouTube.


Quanto custa o iPhone 3GS?

O preço divulgado pela Apple foi de 199 dólares para a versão de 16 GB, e 299 dólares para o de 32GB. Os preços para o Brasil não foram divulgados, devemos esperar seu lançamento no país no mês de agosto.

Quem já tem o iPhone pode fazer upgrade?

A Apple disponibilizou o software 3.0 em julho, porém o novo sistema não inclui todas as funções disponíveis no iPhone 3G S, como por exemplo, o aprimoramento da câmera, a bússola e a função Voice Control.


Então, quais são as funções que só iPhone 3GS tem?

•    Processador mais rápido
•    Mais memória RAM
•    Maior duração da bateria
•    Câmera de 3 megapixels
•    Gravação de vídeo
•    Bússola digital
•    Voice Control
•    Mais acessibilidade
•    Suporte ao Nike+iPod
•    Compatibilidade HSPA7.2
•    Open GL ES 2.0
•    Hardware de criptação de dados
•    Produto “verde” ao meio-ambiente.

Os atuais acessórios para o iPhone 3G vão funcionar no iPhone 3GS?

Pelo que vimos até agora, todos os conectores dock ou acessórios que funcionam no modelo 3G funcionarão no 3G S. Por outro lado, no passado, a Apple trouxe algumas mudanças relacionadas aos conectores dock. Sendo assim não podemos afirmar que todos os acessórios com conectores dock irão funcionar.

O novo iPhone roda Flash?

A Adobe adoraria aplicar o Flash no iPhone, porém a Apple não demonstrou interesse. O iPhone ainda não vai rodar flash.

Qual o tempo de duração da bateria do iPhone 3GS?

A empresa prometeu nove horas de acesso à internet através de Wi-Fi, 10 horas para assistir a vídeos, 30 horas de áudio e 12 horas de conversação em rede 2G. O tempo de duração de cinco horas para redes 3G continua o mesmo da versão anterior.

Podemos fazer streaming de vídeos ao vivo?

A versão do iPhone 3G S não traz a capacidade de  transmissão de vídeos ao vivo. O que poderá acontecer é a criação de aplicativos em que o usuário possa assistir a vídeos ao vivo, pois o novo software 3.0 libera o recurso de streming para ser usado pelos desenvolvedores de apps.

O iPhone 3GS poderá ser carregado via FireWire?

Não. A Apple padronizou apenas o uso da porta USB para fazer a recarga, pois o mesmo reduz o circuito interno do aparelho. Os acessórios já foram adaptados para esse método e provavelmente não mudará mais.

O Voice Control poderá ser usado por headsets Bluetooth no iPhone 3GS?

O Voice Control é ativado quando o usuário mantém pressionado por alguns segundos o botão Home ou o botão nos fones de ouvido do iPhone. Perguntamos para a Apple se outros dispositivos Bluetooth, como acessórios para carros, funcionarão com o Voice Control. A resposta foi para que os fabricantes desses dispositivos encontrem maneiras de torná-los compatíveis.

A bússola e o GPS vão funcionar quando não houver sinal de celular?
Sim. Se você estiver no campo magnético da Terra, a bússola vai funcionar perfeitamente. O GPS também funciona, porém sem os sinais de celular, a sua localização ficará um pouco mais devagar. Com um pouco de paciência, o iPhone localiza todos os satélites de GPS, e mostrará sua localização. Lembre-se que você deverá ter os mapas carregados no celular, caso contrário eles não serão vistos.

Quantos minutos de gravação de vídeo posso fazer com a versão de 32GB do iPhone 3GS?

De acordo com nossos cálculos, aproximadamente um ‘zilhão’ (risos). O número vai depender da quantidade de dados que você tem armazenado no telefone. Mas com 32GB, você poderá gravar horas e horas de vídeo na definição padrão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail