Home > Notícias

iPhone 3G S versus Palm Pre

Comparamos os principais recursos dos novíssimos celulares da Apple e da Palm. Confira as armas de cada um para essa disputa

PC World/EUA

09/06/2009 às 12h34

Foto:

Os competidores já estão no ringue. Depois da Palm lançar no dia 6/6 o Pre (que chega ao Brasil em 2010), a Apple anunciou ontem (8/6) a nova versão do iPhone, batizada de 3G S (letra relacionada à palavra speedy, velocidade em inglês), que estará disponível no Brasil em agosto deste ano.  Com isso, terminaram as especulações sobre o novo aparelho da Apple.

Do lado de fora, o iPhone 3G S não é muito diferente. Mas não se de deixe enganar pela aparência. Por dentro há muita coisa a ser observada. A principal diferença entre os dois smartphones está na capacidade de armazenamento: pelo mesmo preço (199 dólares nos Estados Unidos) você leva para casa um iPhone 3G S de 16 GB ou um Palm Pre de 8 GB.  E, para completar, a geração atual do iPhone caiu para 99 dólares.

>Acompanhe a Macworld Brasil no Twitter

Por 100 dólares a mais que um Palm Pre, o usuário no mercado americano ainda pode ter 32 GB de armazenamento com um iPhone 3G S (quatro vezes mais que um Palm Pre). Vale lembrar que, quando o assunto é plano de dados, o Pre pode ser um melhor negócio, já que a AT&T não reduziu suas tarifas para o iPhone nos Estados Unidos.

Com relação à câmera, tanto o Pre quanto o  iPhone 3G S têm modelos de 3 megapixels, mas há algumas diferenças em recursos: o equipamento da Palm traz LED flash, mas sem foco automático, gravação de vídeo ou capacidade de edição. Além disso, não é possível ajustar o balanço de brancos ou exposição.

A Apple não inclui flash nesta geração do aparelho, mas a nova câmera do 3G S traz alguns recursos bem legais. É possível controlar o foco tocando na tela ou com o recurso autofocus. Mas a maior diferença entre as câmeras está no recurso de captura de vídeo do 3G S (função que não fazia parte do iPhone 3G).

tabiphonepre

Com o novo modelo da Apple é possível fazer filmes com 30 quadros por segundo, com qualidade VGA. Recursos como foco automático e balanço de brancos também se aplicam ao modo vídeo.  É possível editar o vídeo facilmente. Basta tocar na tela. Da mesma forma é possível compartilhá-los via internet, via e-mail, MMS, MobileMe ou YouTube.

Agora que o novo aparelho da Apple chegou, o Pre perdeu algumas vantagens em relação ao iPhone (funções ausentes no 3G e que agora fazem parte do 3G S): recurso de copiar e colar (que estará presente em qualquer modelo com o iPhone 3.0), MMS, tethering (capacidade de usar o telefone como modem), tecnologia de Bluetooth A2DP e recurso de geotagging para foto e vídeo.

Saiba mais sobre o Palm Pre:
> Fãs fazem fila para comprar Palm Pre
> Especial: tudo sobre o Palm Pre e seus rivais
> Veja fotos do Palm Pre
> 5 funções que destacam o Palm Pre

Embora nenhum dos dois inclua rádio FM, o novo iPhone inclui uma bússola digital e o recurso de comando de voz, que permite dizer ao aparelho para ligar para alguém ou para que ele toque uma música. Por outro lado, o telefone da Apple continua sem bateria removível ou mesmo um teclado físico.

Quando se fala em software, a Apple leva grande vantagem: ela tem a App Store, com mais de 50 mil aplicativos.  Nesse campo, a Palm está só engatinhando, com 12 aplicativos disponíveis e uma loja em fase beta.

No campo da autonomia, a Apple afirma que incrementou o tempo de vida da bateria, item importante, pois o iPhone atual é um aparelho que vive conectado à tomada... Por outro lado, o Palm Pre também não se sai muito bem nesse quesito. Mas vamos aguardar os testes do 3G S para confrontar melhor esse aspecto.

A maior batalha entre os dois aparelhos começará no dia 19 de junho (quando o iPhone 3G S será lançado nos Estados Unidos – no Brasil ele chega em agosto). Além da capacidade de armazenamento, os futuros compradores precisam pensar o que consideram mais importante em um aparelho (teclado físico, flash, vídeo, softwares...) antes de bater o martelo...

E você, se já pudesse escolher entre os novos modelos de smartphone, qual seria? Clique aqui e deixe seu voto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail