Home > Notícias

iPhone 3GS x Google Nexus One

Comparamos os principais recursos do smartphone da Apple com o novo celular, que usa o Android 2.1; veja o que cada um oferece

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

07/01/2010 às 11h47

Foto:

Acabou o mistério. O Google anunciou finalmente o Nexus One, celular com tela sensível ao toque de 3,7 polegadas (maior que a do iPhone), sistema operacional Android 2.1, câmera de 5 megapixels com flash e com apenas 1,1 cm de espessura (um dos mais finos do mercado).

Apontado como um rival real do iPhone (como muitos outros já foram...), o equipamento, fabricado pela HTC, traz realmente uma “boa configuração” (para usarmos um termo do mundo dos PCs, já que os celulares estão cada vez mais parecidos com os computadores) e que em alguns pontos bate a do iPhone 3GS. Comparamos os recursos dos dois aparelhos. 

Veja também:

Motorola Droid versus iPhone 3GS

Memória e processamento – Ainda não realizamos um teste aprofundado de desempenho do celular do Google, mas, no papel, ele ganha em processador e memória. Seu chip Qualcomm Snapdragon tem 1 GHz, contra 600 MHz do processador do iPhone 3 GS. E ele traz o dobro de memória: 512 MB contra 256 MB.

 

iphonexnexus300
Apple x Google: iPhone leva vantagem em número de aplicativos disponíveis

Tela – O Nexus One traz um display um pouco maior que o do iPhone (3,7 contra 3,5 polegadas), com tecnologia OLED (que oferece maior brilho que os produtos TFT-LCD).

Dimensões – Ele é um pouco mais fino que o smartphone da Apple (1,1 cm contra 1,2) e mais leve (130 contra 135 gramas).

Câmera – A câmera do iPhone nunca foi referIência entre os smartphones. Atualmente, ela traz resolução de 3 megapixels (contra 5 megapixels do rival do Google). O Nexus One também traz zoom digital de 2X, foco automático (também presente na versão 3GS do celular da Apple) e flash (que o iPhone não tem). Em vídeo, o iPhone captura mais quadros por segundo (30 contra 20).

 

Sistema operacional – O Nexus One traz o Android 2.1, versão com melhorias como tempo de resposta e sensibilidade ao toque bem melhores que a da versão 2.0 e sistema de reconhecimento de voz aprimorado e integrado a outras funções do aparelho, como localização de endereços no Google Maps. O sistema do Google parece estar no caminho certo, mas enfrenta um sistema operacional (iPhone OS) com interface extremamente fácil de usar.

Armazenamento – Ficou devendo em capacidade de armazenamento. O Nexus traz memória interna de apenas 512 MB (apesar de vir com cartão de 4 GB, podendo chegar a 32 GB).  Nesse ponto, o iPhone não tem slot para cartão mas já vem com 16 GB ou 32 GB.

Aplicativos – Nessa área, o Android tem um longo caminho a percorrer. Atualmente, são mais de 100.000 softwares disponíveis para iPhone e iPod touch, número que deve chegar a 300.000 em 2010, segundo a consultoria IDC. No momento, o sistema do Google conta com cerca de 20 mil programas, volume que deve crescer cinco vezes este ano, pelos cálculos da IDC.

tabnexus

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail