Home > Notícias

iPhone 4.0: cobertura ao vivo do evento da Apple

Empresa de Steve Jobs anuncia os novos recursos do sistema operacional para dispositivos móveis

Redação da Macworld Brasil

08/04/2010 às 13h07

Foto:

Bem-vindos à cobertura ao vivo de Macworld do evento da Apple sobre a nova versão do sistema operacional da empresa para dispositivos móveis, o iPhone 4.0.

Jason Snell, Dan Frakes e os outros membros da equipe da Macworld norte-americana estão no evento e enviarão, a partir das 14 horas, as informações mais quentes, que serão publicadas abaixo, por horário (as informações mais recentes aparecem no topo da lista).

15h40 - E é o fim do evento. Obrigado por acompanharem nossa cobertura.

15h38 - Pergunta: como você fecha um aplicativo agora? Jobs: você não precisa. Quando você troca de aplicativo, ele salva o estado atual e para seus recursos.

15h36 - Pergunta: vocês estão preocupados com o fato de que uma parte significativa de seus consumidores será "deixada para trás", já que muitos recursos não funcionam em aparelhos mais antigos? Jobs: aparelhos antigos também terão vários recursos novos.

15h33 - Pergunta: alguma surpresa sobre a reação inicial ao iPad? Jobs: estamos trabalhando nisso há alguns anos, mas há sempre um receio na semana e na noite anterior ao lançamento de um produto. Você nunca sabe como os consumidores vão se comportar. O retorno tem sido fantástico. Mas estamos surpresos com a rapidez com que ele tem sido absorvido pelo usuário comum.

15h32 - Pergunta: em outras plataformas, você pode rodar aplicativos "não aprovados". Por que vocês não permitem isso? Jobs: Há um aplicativo pornográfico para Android - seus filhos podem baixá-lo. Não queremos isso.

15h31 - Vocês podem dizer algo sobre as oportunidades de receita com o iAds? Jobs: estamos passando muito da nossa receita para os desenvolvedores, esta é uma maneira de ajudá-los a sobreviver enquanto oferecem preços acessíveis.

15h30 - Pergunta sobre tornar os celulares mais seguros para quem está dirigindo e outras situações de risco. Jobs: estamos fazendo nosso melhor para conectar nossos celulares aos controles dos carro. Usuários podem fazer a chamadas sem usar as mãos, há displays para carros. Forestall: o OS 4 tem ainda mais recursos para a integração com carros.

15h20 - Pergunta: como vocês decidem que equipamentos suportar? Jobs: aparelhos antigos não rodam alguns dos novos recursos.

15h15 - Pergunta: O iPad oferece ótima oportunidade para os widgtes... Jobs: acabamos de lançar o produto. Tudo é possível. Um comentário sobre notificações de push: é um sistema ideal para várias coisas: economizar bateria, despertar o aplicativo no momento correto...

15h14 - Pergunta: alguma mudança na política da Apple sobre Java ou Flash: Jobs: não.

15h11 - Haverá uma política de aprovação para os anúncios? Jobs (longa pausa): acretido que serão necessárias algumas regras, da mesma forma que você não exibe qualquer coisa na ABC.  Haverá provavelmente alguns anúncios que não vamos querer exibir.

15h09 - Pergunta: o grande sucesso do iPad nos EUA vai afetar o lançamento internacioal? Jobs: Não, final de abril.

15h06 - Pergunta: Como a AT&T (operadora que vendo iPhone nos EUA) será compensada pelo crescimento de uso de dados por conta desses recursos? Jobs: O uso de dados requer atenção. Não acreditamos que a multitarefa significa mais uso de dados. Pergunta: e o Pandora? Jobs: Pandora também não gera muito tráfego, também. Vídeo, sim. Veremos.

15h02 - Jobs: este é o iPhone 4.0. Teremos um curto intervalo e vamos abrir para perguntas.

15h01 - E o iPhone 4.0 para iPad estará disponível só no final do terceiro trimestre.

15h00 - A empresa anunciou que está lançando um preview do sistema para os desenvolvedores hoje. Eles já podem começar a testá-lo e já podem utilizar as nova APIs. Já os usuários finais devem ter o produto no segundo trimestre do ano, para iPhone 3GS e iPod touch de terceira geração. Para o iPhone 3G e iPod touch de segunda geração, ele rodará "muitos recursos novos, mas não todos". Multitarefa, por exemplo, não estará disponível, para o iPhone 3G e iPod touch 2G.

14h50 - Ele destaca que há mais de 50 mil jogos na App Store. Mais que Sony PSP e Nintendo DS. Queremos tornar os jogos ainda melhores no iPhone 4.0. Por isso criamo uma rede social de jogos. Você pode convidar seus amigos e criar desafios. Isso estará disponível até o final do ano.

14h48 - Scott Forstall volta ao palco para falar sobre os recursos corporativo. Segundo ele, mais 80% da lista das 100 maiores da Fortune usa iPhone. Ele afirma que ele agora traz melhor proteção para os dados, com criptografia de e-mail, incluindo arquivos anexados (com pin code). E APIs disponíveis para os desenvolvedores criptografarem seus programas.

14h47 - Próximo passo: iBooks no iPhone OS 4. A nova versão traz um leitor aprimorado, uma versão menor do bookshelf, do iPad, e uma iBookstore.

14h46 - E agora é possível lidar com arquivos anexados. É só tocar neles e abrir em um aplicativo.

14h46 - O próximo recurso apresentado é uma versão melhorada do Mail, com várias contas em uma única interface, com mais de uma conta de Exchange.

14h45 - Jobs: outro recurso que quero mostrar é a habilidade de mudar o wallpaper. Basta ir até a área de ajustes.

14h41 - Steve Jobs volta ao palco. A empresa fala sobre a questão das pastas. Com as pessoas baixando cada vez mais aplicativos, eles precisam de uma melhor maneira de organizá-las. E o Folders resolverá isso. Ao editar a tela, basta arrastar um aplicativo sobre outro para criar pastas.

14h41 - Próximo passo: serviços de localização. Aplicativos de GPS, por exemplo. Com o OS 4, você pode estar recebendo informações sobre o caminho a seguir enquanto ouve música.

14h40 - Ele está jogando e recebe uma chamada via Skype, surge uma notificaçao na tela do aparelho, com som. É possível atender apenas tocando nessa mensagem.

14h36 - Sobe ao palco David Ponsford, responsável da Skype pelo desenvolvimento do software.

14h35 - Agora, um exemplo do Skype. O usuário pode ligar e fazer outra coisa ao mesmo tempo. E mesmo quando o software está fechado, pode receber uma chamada.

14h33 - Segundo ele, 25% do tráfego do Pandora vem do iPhone.

 14h32 - Forstall: estamos oferecendo 7 APIs. A primeira é o áudio em segundo plano. Ele mostra uma demonstração do recurso como serviço Pandora.

14h32 - Forstall: separamos os serviços que os aplicativos precisam rodar em backgroun e implementamos nós mesmo, de uma forma que economiza bateria. E estamos oferecendo isso como APIs para desenvolvedores.

14h31 - Scott Forstall: Como fizemos isso? Estudamos milhares de aplicativos.

 stevesdk1.jpg

14h31 - Jobs: para falar como conseguimos fazer isso e preservar a bateria, chamo Scott Forstall.

14h30 - Se mais de quatro aplicativos estiverem em execução, é possível rolar para direita ou esquerda e escolher um.

14h20 - O executivo faz uma demonstração da multitarefa em ação.  Pressiona duas vezes o botão home e mostra todos os aplicativos que rodam em uma área em estilo Dock.

14h19 - Segundo ele, "é fácil usar isso de uma maneira que reduza a performance". "Descobrimos como evitar isso. Essa busca que fez com que levássemos esse tempo.

14h18 - Jobs: nós não somos o primeiros "nesta festa", mas seremos os melhores, assim como aconteceu com o recurso copiar e colar.

14h17 - Jobs vai destacar 7 deles. Para começar multitarefa.

14h16 - São mais de 100 novos recursos para os usuários: você pode criar playlists, fazer zoom com 5x, tocar para fazer o foco em vídeos, todas a fotos com geotag, mudar o papel de parede, usar teclado Bluetooth...

14h12 - Jobs: hoje, vamos mostrar um preview para desenvolvedores do iPhone OS 4, a próxima versão do sistema operacional. Ele será lançado neste verão. Mas um preview para os denvolvedores estará disponível hoje.

14h11 – Até agora, foram vendidos mais de 50 milhões de iPhone que, somados  com iPod touches, chegam a 85 milhões de aparelhos

14h10 - Jobs mostra alguns aplicativos para o novo tablet.

14h08 - Jobs destaca que já são mais de 185 mil aplicativos disponíveis na loja online de softwares.

stevesdk2.jpg

14h07 - Ele anuncia que a App Store atingiu 4 bilhões de aplicativos baixados.

14h06 - Mais de 600 mil iBooks baixados até agora.

14h05 - Os estoques da Best Buy (revenda do tablet) já estão esgotados.

14h05 - O executivo fala sobre os números de vendas da estreia do iPad. Já são 450 mil unidades vendida.

14h01 - Steve Jobs está no palco.

14h00 - Os jornalistas se acomodam para o início do evento.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail