Home > Notícias

iPhone 4.0 deve permitir tethering na rede da AT&T

Desenvolvedores presentes em apresentação da Apple apontam o recurso na quarta versão do sistema; informação ainda não foi confirmada pela operadora

19/05/2010 às 15h37

Foto:

O quarto beta do iPhone 4.0 OS (sistema operacional do telefone) dá pistas de que a AT&T (maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos e parceira exclusiva para venda do iPhone) finalmente vai liberar o tethering de Internet (uso do celular como modem), depois de a operadora ter falhado em ativar o recurso por quase um ano, desde que a Apple introduziu a função (já disponível no Brasil, inclusive).

Na última terça-feira, 18/5, a Apple apresentou aos desenvolvedores outra versão beta do iPhone 4.0 OS (o quarto beta, para quem continua contando). Os desenvolvedores com acesso ao programa rapidamente começaram a informar os inúmeros novos recursos que encontraram – mais significativamente o tethering da AT&T.

As habilidades do tethering permitem que você compartilhe a conexão de Internet do seu telefone com o seu laptop, por meio de Bluetooth ou USB. O iPhone recebeu esse recurso no último verão norte-americano (de junho a setembro), com a apresentação do iPhone OS 3.0. Mas a AT&T não habilitou o recurso para os seus usuários dos Estados Unidos, uma vez que acredita que ele sobrecarregaria a rede da operadora.

No entanto, a espera pode acabar em breve. Um desenvolvedor descobriu uma nova página de configuração para tethering (divulgada pelo site MacRumors) no mais recente beta do iPhone 4.0. Essa página informa aos clientes da AT&T que eles precisam entrar em contato com a operadora ou acessar o seu site para ativar o recurso. 

196647-iphone_tethering_original.jpg

Nova versão beta do sistema do iPhone teria o opção para o recurso tethering pela AT&T nos EUA.

É amplamente aceita a ideia de que essa mensagem popup é uma clara indicação de que a AT&T está prestes a habilitar o tethering no iPhone. Os usuários internacionais do telefone da Apple encontramuma mensagem semelhante quando tentam habilitar o recurso em seus aparelhos, com os detalhes de suas respectivas operadoras.

Mas nem todo mundo pensa que a AT&T vai habilitar o tethering no iPhone entre junho e setembro, quando será entregue a versão final do OS 4.0. Por exemplo, Alexander Vaughn, do AppAdvice, escreve que o aparecimento do tethering no último beta é apenas um problema técnico.

Ele argumenta que uma atualização de configuração da operadora é como seu iPhone pode dizer se uma operadora específica suporta o tethering e age de acordo com isso, sem a necessidade de uma atualização de firmware.

Os desenvolvedores também encontraram algumas outras mudanças no último beta do iPhone OS 4.0, como uma pasta padrão para  utilitários (Clock, Calculator, Compass, e Voice Memo), novos papéis de parede, opções de mensagens em grupo, e a função de travalmento para o Camera Roll.

Em abril deste ano, Steve Jobs, CEO da Apple, demonstrou alguns outros recursos significativos do novo sistema, como multitarefa (multitasking), pastas, um centro de games e o aplicativo iBooks.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail