Home > Notícias

iPhone 4.0 deve ser lançado no dia 27/1; veja o que pode mudar

Nova versão do sistema operacional para o smartphone será uma das atrações do evento da Apple, segundo a Fox News

Redação da Macworld Brasil

19/01/2010 às 8h12

Foto:

Se você tem iPhone, prepare-se para uma nova versão do sistema operacional do seu aparelho. Além do tão falado do tablet, a edição 4.0 do software para o smartphone da Apple também deverá ser anunciada na semana que vem. Segundo a Fox News, que cita fontes internas na Apple, além desses dois anúncios, também estaria confirmada uma nova versão do pacote de aplicativos multimídia iLife.

No dia 27/1, a Apple apresentará seus novos produtos em São Francisco, nos Estados Unidos. A empresa enviou convites a vários jornalistas ontem (18/1), sem revelar exatamente o que será anunciado (prática comum em seus eventos). O convite traz o logo da Apple sobre uma espécie de aquarela, com o texto “venha ver nossa últimas criações”.

Confira, a seguir, alguns pontos que poderiam ser melhorados na nova versão do sistema operacional do iPhone:

Multitarefa/Push Notifications
 - O Palm Pre acertou ao adotar o processamento em multitarefa (abrir várias aplicações ao mesmo tempo). O iPhone 3.x não traz essa função (apenas para alguns recursos da própria Apple). Pelo menos  minimiza esse problema com o a integração do sistema de push, que permite enviar notificações de mudanças nos aplicativos.

Fundo de tela na página inicial
 - É bastante agradável quando você olha para a sua foto que colocou como fundo de tela no seu iPhone. Acontece que quando você desbloqueia o aparelho para a página inicial, a foto desaparece e ficamos com o fundo preto padrão. Queremos ter o direto de escolher também esse fundo de tela!

Novo bloco de notas - O aplicativo Notas ganhou capacidade de sincronizar com seu computador, mas ainda faltam algumas coisas. A permissão para o usuário alterar a fonte e a cor de fundo já seria um bom começo.

Maps com Street View
 - O modo de visão aproximada de ruas no Google Maps é muito interessante. Mas o aplicativo Maps no iPhone não oferece esse suporte. Seria bom ver essa função na próxima atualização do sistema.

Compartilhamento - Permitir que os usuários compartilhem suas fotos via e-mail ou MobileMe foi uma boa idéia, mas, para ficar melhor ainda, o ideal seria se tivéssemos outras opções de compartilhamento nativas, como, por exemplo, integradas a Facebook, Twitpic e Flickr, entre outros.

Edição de fotos
 - O iPhone 3GS trouxe melhorias significativas em relação à sua câmera. A versão do iPhone 4.0 poderia oferecer, no mínimo, um software de edição básico de imagens. Seria ótimo utilizar o recurso de multitouch para cortar fotos, modificar, selecionar e desfazer, como já acontece com alguns aplicativos oferecidos por terceiros.

Spotlight na internet - 
A função de busca Spotlight no iPhone 3.x foi uma solução para que os usuários encontrem aplicativos e contatos rapidamente. Agora, por que não ampliar esse recurso para pesquisas na internet? O Palm Pre fez isso com a ferramente Universal Search, integrado ao Google, Google Maps, Twitter e Wikipedia. Seria uma boa dica para o novo sistema operacional 4.0.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail