Home > Notícias

iPhone 4: Anatel homologa bateria, mas não o telefone

Essa é a primeira vez que um componente é aprovado antes do aparelho, desde a chegada do smartphone da Apple ao Brasil, em 2008; agência diz que não há previsão

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

09/08/2010 às 10h52

Foto:

Ainda não foi desta vez. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou em seu site a homologação apenas da bateria do mais recente smartphone da empresa de Steve Jobs. Já o iPhone 4 não consta no setor de produtos homologados ( pelo menos por enquanto).Vale lembrar que são dois processos independentes.

 
O iPhone 4 está presente apenas na área de produtos certificados do site do órgão federal, mas ainda não recebeu a homologação da ANATEL, condição necessária para sua venda no Brasil. Segundo a resolução 242 da Agência, "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”. O iPhone precisa receber a homologação por utilizar bateria de lítio e mecanismos de radiofrequência - conexão Wi-Fi e 3G.

iphone4anatel1.png
Ainda não pode vender: iPhone 4 já consta na parte de produtos certificados, mas ainda não foi homologado pela Anatel

 

Entramos em contato com a Apple Brasil, que afirmou "não comentar processos em andamento". A assessoria da ANATEL nos informou que ainda não há previsão para a homologação do iPhone 4. Além disso, a agência afirma que o prazo para pedidos desse tipo varia conforme o caso.

Essa é a primeira vez que isso acontece na recente história do iPhone no Brasil. Nas duas outras versões do iPhone lançadas por aqui, o 3G e 3GS, a homologação do smartphone ocorreu antes das baterias.

Vale lembrar que há cerca de um mês a operadora TIM anunciou
o lançamento nacional do iPhone 4 para "os próximos meses", informação não confirmada pela Apple na época.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail