Home > Notícias

iPhone 4: compare os preços, em planos de pelo menos 100 minutos

Saiba quais são as condições e as promoções de algumas lojas, das quatro operadoras, que oferecem o novo smartphone da Apple no Brasil

Cauê Fabiano, Macworld Brasil

23/09/2010 às 23h00

Foto:

O iPhone 4 chegou ao Brasil e fez muito barulho. O novo smartphone da Apple, tão famoso lá fora (tanto pelas polêmicas por causa dos problemas com a antena quanto pelos novos recursos como o visor Retina) foi recorde de vendas. Lançado em 24 de junho deste ano, vendeu 1,7 milhão de unidades em apenas três dias.

Em terras brasileiras, o lançamento oficial ocorreu quase quatro meses depois, com lojas lotadas de curiosos, sorteios de aparelhos e até operadoras que queimaram a largada, colocando o aparelho à venda antes da 0h do dia 17/9.

Na hora de comprar o celular, há várias opções de preços, condições, planos e taxas, além da dúvida na hora de escolher entre as operadoras. Se você acha que está na hora de adquirir o seu, vale conferir esta reportagem, que pode ajudar na hora de escolher qual operadora é a mais indicada para cada caso.

Fomos até algumas lojas para conferir as condições oferecidas. Para falicitar a comparação, utilizamos configurações de aparelho e planos semelhantes. Todo o comparativo teve como base o iPhone 4 de 16 GB, em um plano de pelo 100 minutos, com um pacote de dados de, no mínimo, 500 MB. Nos casos em que os valores não eram exatamente esses, tentamos uma aproximação a partir das outras características.

Claro
Na Claro, o iPhone 4  em um plano de 120 minutos com 1 GB de Internet  sai por 1.189 reais, além mensalidade de 194,80 reais do pacote (formada pelos valores de 114,90 reais do plano e 79,90 do pacote de dados, respectivamente). No mesmo pacote de 120 minutos, o usuário ganha 10 torpedos e pode escolher também o pacote de dados ilimitado (de 126 reais), que deixa a mensalidade com o valor de 240,90 reais.

Não há limite diário para baixar pela Internet móvel, e, no caso do plano de 1 GB por exemplo, o MB excedente custa 10 centavos. Os valores podem ser divididos em até 3 vezes sem juros ou até 10 vezes com juros de 3,81% ao mês. Há um contrato de fidelidade de 12 meses e quem já for cliente e quiser migrar de um plano pós para esse tem direito a um desconto, e o valor do aparelho cai para 899 reais.

 

iphone4fila390

Fila do iPhone 4: brasileiros esperaram até 7 horas para comprar dispositivo

Vivo
Se o cliente optar pelo plano iPhone 100, mensalidade sai 131 reais. Estão inclusos nesse pacote, além dos 100 minutos,  Internet com plano de dados de 500 MB (também sem limite diário, e o MB excedente fica 40 centavos), 150 torpedos SMS, 75 MMS, duas vantagens bônus (10 minutos de Roaming e DDD,100 minutos de Noite e Fim de Semana, 100 Torpedos, 300 minutos para falar com números Favoritos ou 10 MB de Internet), além de 270 minutos locais para Vivo e 270 torpedos SMS para Vivo (os bônus são válidos por 6 meses).

O aparelho sai por 1.149 reais e pode ser divido em até três vezes sem juros. Para dividir entre quatro e dez vezes, há um juro de 2,92% ao mês. Para planos maiores, a operadora paga parte do valor do aparelho, e então há um contrato de fidelidade de 12 meses.

TIM
O preço do iPhone 4 na TIM  sobe para 1.799 reais, contudo ele pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros. No plano TIM Liberty 100, com um pacote de dados de ilimitado de 49,90 reais, a mensalidade fica 198,90 por mês, e dá direito, além dos 100 minutos para outras operadoras, minutos ilimitados para TIM local e DDD pela operadora 41, o roaming é grátis e, por fim, 100 Torpedos ou Fotomensagens para outras operadoras.

A internet é ilimitada pois não são cobrados excedentes, no entanto, ao atingir o limite de 300 MB mensais (ou 30 MB diários), a velocidade, que pode chegar até 300 Kbps, é reduzida até 50 Kbps. Há ainda um plano com velocidade maior de 1 Mbps, que sai por 119 reais (tornando a soma da mensalidade mais cara, 268 reais), todavia, também está refém dos limites e da redução de velocidade.

Para quem quiser comprar o aparelho sem fidelização, há uma alternativa: o iPhone 4, com mesmo preço (1.799 reais), pode ser adquirido separadamente, caso o usuário não goste do plano e deseje pagar somente o celular. Além disso, se adquirido fora do pacote, o cliente pode optar pelo mesmo plano da TIM desvinculado ao iPhone, e que sai por 89 reais.

 

iphone41.jpg

Na hora de comprar o iPhone 4, é importante ficar atento às promoções e, principalmente, às "letras miúdas" do contrato


Oi
Na loja da Oi no shopping Vila Olímpia, a informação, de acordo com os funcionários, é de que o iPhone 4 só poderia sair se o cliente estivesse disposto a assinar, no mínimo, o plano de 220 minutos (para ligações para outras operadoras. Contudo, há maneiras de driblar essa imposição, que vamos contar mais adiante. O smartphone da Apple sai por 1.799 reais somente à vista, (no caso da loja visitada no Shopping Vila Olímpia), no pacote (no caso 220) que dá direito a 10 mil minutos de Oi para Oi e/ou fixo, 180 SMS, 20 MMS e dois meses de internet grátis para degustação.

Nos dois primeiros meses, a mensalidade sai por 92 reais, com pacote de internet 2G incluso, sem limite diário, com excedente custando 10 centavos o MB. Sobre o modo “alternativo” para comprar o iPhone fora do plano 220, esse é um excelente exemplo do sistema utilizado contra o próprio sistema.

Um funcionário da Oi sugeriu que o plano de 220 minutos fosse contratado somente para tirar o aparelho da loja; passados sete dias, de acordo com as instruções dele, o cliente ligaria para a operadora pedindo para que esse plano fosse cancelado, e transferido para o de 110 minutos, o que faria que o preço do plano caísse para, de acordo com o vendedor, 39,90 reais (com plano de dados), mantidos os dois meses de Internet grátis. Essa quantia é válida por 10 meses e, após esse período, o preço sobre para 99 reais.

É preciso lembrar que a Oi oferece um valor em créditos ao usuário quando é feita a compra do iPhone 4. Um usuário que não é cliente Oi tem direito a 600 reais de crédito, que são divididos em 10 parcelas. Ou seja: no caso do plano Oi à vontade 110, o preço original de 99,90 cai para 39,90, devido ao crédito; clientes Oi, nesse mesmo plano, têm direito a 400 reais em crédito.     

Lembre-se que, de acordo com os planos e condições escolhidas, o preço pode variar. Todas essas informações foram colhidas com funcionários nas lojas das próprias operadoras, mediante apresentação do "padrão" estabelecido. Se você se perdeu em meio a tantas informações, há na tabela abaixo um comparativo entre as operadoras e o que é oferecido no plano do iPhone 4.

 

comparativo-iphone03.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail