Home > Notícias

iPhone 4: o que mostram os primeiros reviews

Wall Street Journal, New York Times, Engadget e Macworld já testaram o aparelho; análises são positivas, mas destacam concorrência com Android e panes da AT&T

Macworld / EUA

23/06/2010 às 14h37

Foto:

Antes mesmo do lançamento oficial do iPhone 4 nos Estados Unidos, previsto para 24/6, (o aparelho não deve chegar antes de setembro ao Brasil) começaram a surgir primeiros reviews de publicações que tiveram acesso antecipado ao aparelho. Seguem algumas opiniões publicadas:

Walt Mossberg, do Wall Street Journal começa com a matéria Novo iPhone mantém Apple como melhor da classe:

“Tenho testado o iPhone 4 há mais de uma semana. Tanto no hardware como no software, é um grande avanço sobre seu já excelente antecessor, o iPhone 3GS.”

 […]

“O maior ponto negativo do iPhone 4 é que, nos EUA, ele está preso à AT&T (operadora de telefonia móvel que tem exclusividade nos EUA), que não apenas ainda opera uma rede que possui problemas para se conectar e manter ligações em muitas cidades, mas agora abandonou os planos de dados ilimitados com preço fixo. A Apple precisa de uma segunda rede.”

Ed Baig, do USA Today, escreve que A Apple faz todas as ligações certas no iPhone 4:

“O novo iPhone 4 que eu tenho testado há cerca de uma semana e meia – junto com a grande atualização do software do sistema operacional – demonstra mais uma vez a razão pela qual o aparelho da Apple é o aparelho a ser superado, mesmo à medida que enfrenta uma competição acirrada com telefones baseados na plataforma Android do Google, entre outros.”

 […]

“Como com os iPhones anteriores, o modelo mais novo é pioneiro em alguns aspectos. A chamada de vídeo FaceTime no iPhone é um desses recursos bacanas em estilo 'ver para crer', e chega no topo de vários outros avanços. E o iOS 4 é um upgrade de software ótimo na maior parte do tempo. Deixando o hype de lado, a Apple deu aos fãs de longa data, e donos de primeira viagem do iPhone, muitos motivos de alegria.”

O artigo de Joshua Topolsky, do site Engadget, simplesmente intitulado Review do iPhone 4, tem isso a dizer:

“Nós não vamos dar voltas – em nossa avaliação, o iPhone 4 é o melhor smartphone no mercado atual. A combinação de um hardware novo e maravilhoso, aquela tela impressionante, câmeras melhores e grandes melhorias no sistema operacional o tornam um pacote formidável. 

iphone4390

iPhone 4: análises elogiam o equipamento, destacam a concorrência com o Android e criticam a AT&T

Sim, ainda existem pontos negativos que queremos ver a Apple consertar, e sim, existem algumas ótimas alternativas ao iPhone 4 por aí. Mas quando falamos do pacote completo – forma e acabamento no software e no hardware, desempenho, seleção de app  e todos os detalhes que tornam um aparelhos desses o que ele é – nós pensamos que é o melhor atualmente.

Não vamos discutir que muito disso é uma questão de gosto – algumas pessoas simplesmente preferem a maneira como o Android ou Symbian funcionam do que o iPhone, e outros estarão em busca por um teclado físico ou um recurso específico que não está presente no iPhone 4 – mas em termos da figura toda, é difícil negar que a Apple deu um passo à frente da concorrência com esse telefone.

É claro que, no hiperacelerado mercado de smartphones onde o próximo Maioral parece estar ali na esquina, fica difícil qualquer pessoa adivinhar quanto tempo ele irá ficar no topo."

Xeni Jardin, do site Boing Boing, diz em Review: Testamos o iPhone 4 da Apple:

“A quarta encarnação do iPhone da Apple é um aparelho familiar melhorado – não um novo tipo de aparelho, como foi o caso da recente apresentação do iPad. Sim, os recurso notáveis com o iPhone 4 – tanto o aparelho quanto o iOS 4, que saiu na segunda-feira (21/6) antes mesmo do telefone – são em sua maioria refinamentos.

Mas que refinamentos eles são: o foco da Apple em melhorias é tanto a chave para a qualidade de seus produtos como para inovação. Mas existe uma falha a ser eliminada: a inconstante qualidade das ligações feitas pela AT&T, que permanece como a única operadora do iPhone nos EUA."

Em Cuidado rivais: o novo iPhone está chegando, David Pogue, do jornal New York Times, passa algum tempo falando sobre os novos recursos, como a videochamada pelo FaceTime – 'Apple pura', ele diz sobre a novidade – e a câmera melhorada e as habilidades de vídeo. Mas o jornalista estrutura seu review no contexto do confronto iPhone X Android:

“Agora, o iPhone não é mais o rei incontestável dos telefones com aplicativos. Em particular, aqueles com inclinação técnica podem encontrar maior flexibilidade e mais escolhas entre os rivais Android, como o Incredible e o Evo, ambos da HTC. Eles são mais complicados, e sua loja de aplicativos não é tão boa, mas eles estão repletos de funções interessantes, como instruções detalhadas de GPS, reconhecimento de voz que poupa digitação, baterias removíveis e opções de operadoras de telefonia móvel.

Mas se você se importa com tamanho e forma, beleza e vida de bateria, acabamento e prazer, então o iPhone 4 está te chamando.”

Confira, também: Primeiras impressões: testamos o novo iPhone 4, análise feita por Macworld, que destaca a qualidade impressionante do display do aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail