Home > Notícias

iPhone 4 precisa com urgência de uma atualização de software

iOS 4.1 pode trazer correção para o problema de sensor de proximidade, considerado até mais sério que o "antennagate"

Tony Bradley, PC World / EUA

23/08/2010 às 15h42

Foto:

Na sequência dos rumores sobre o iOS 4.1, uma resposta sucinta, aparentemente enviada do iPhone de Steve Jobs, CEO da Apple, confirma que há muito antecipada atualização está, na verdade, chegando “em breve”. Essa será a terceira grande atualização do sistema operacional móvel, desde seu lançamento, em junho deste ano, e se as especulações estiverem corretas, esse update finalmente será o software que deveria ter sido lançado junto com o iPhone 4.

Acredito que você já está familiarizado com o famoso problema de antena que atingiu uma parte de donos de iPhone 4. O chamado “antennagate” (que ganhou o nome em referência ao escândalo político Watergate, que aconteceu nos Estados Unidos  em 1972) causou muito barulho – apesar de Steve Jobs  e a Apple terem afirmado que a redução de sinal seja algo perfeitamente normal, que apenas uma porcentagem reduzida de usuários do smartphone está experimentando o problema, e que as pessoas deveriam apenas segurar o telefone de maneira diferente para resolvé-lo.

A Apple realizou uma conferência de imprensa no mês passado, quando revelou um plano de oferecer cases gratuitos de iPhone 4 para resolver o “não-problema” para os chorões que não conseguiam segurar o telefone do “jeito certo”. Além disso, o executivo responsável pela revolucionária antena do smartphone deixou a Apple. Mas, infelizmente para a companhia, o problema de antena não é o único – e nem mesmo o pior – do aparelho lançado em junho deste ano.

Perto do final da conferência de imprensa sobre o “antennagate”, Steve Jobs falou rapidamente sobre um noticiado problema com o sensor de proximidade e mencionou que a Apple estava vendo isso para uma futura atualização de software. Bem, esse é na verdade um problema mais sério para o iPhone 4 do que a antena e muitos usuários do telefone estão ansiosos à espera desse update.

ios4.jpg

Steve Jobs durante o anúncio da primeira versão do iOS 4, na WWDC 2010, nos EUA

O sensor de proximidade deveria determinar quando o iPhone 4 está em ligação e próximo do seu rosto, e desabilitar a tela para que você não pressione a tela sensível ao toque com o queixo enquanto está falando. No entanto, o sensor de proximidade do novo smartphone da Apple é inconstante – resultando em barulhos aleatórios quando os números são pressionados, ligações mudas, ligações no viva-voz, vídeochamadas no Facetime ou mesmo queda das ligações.

Falar em um iPhone 4 com o problema no sensor de proximidade é como brincar de roleta russa com a sua ligação – você nunca sabe realmente o que vai acontecer. A razão pela qual esse é um problema maior para os usuários corporativos é que o problema da antena possui formas disponíveis de ser reduzido ou eliminado. É possível segurar o aparelho de outra forma ou usar algum tipo de case para reduzir o efeito da atenuação de sinal, mas não há nenhuma capa mágica ou nova maneira de segurar o telefone que resolva o problema do sensor de proximidade – a não ser que você realize todas as suas chamadas no modo viva-voz para que o smartphone não toque em seu rosto.

A Apple já lançou o iOS 4.0.1 que resolvia alguns problemas míticos com a maneira como as barras de sinal são calculadas, revelados pela companhia enquanto investigava o “antennagate”. E então chegou o iOS 4.0.2, que consertou uma séria falha de segurança no sistema que permitia o jailbreak com uma simples visita a um site (com essa atualização, não é mais possível realizar o “desbloqueio” em questão, chamado Jailbreakme.com), ação que deixou claro que havia uma grande vulnerabilidade no navegador Safari.

No entanto, nenhum desses updates resolveu problemas fundamentais que atingem muitos usuários do iPhone 4. A Apple não afirmou oficialmente que o iOS 4.1 resolverá o problema do sensor de proximidade – mas, de modo geral, a companhia possui um problema em admitir que seus aparelhos possuem qualquer tipo de problema, então consertá-lo oficialmente está fora de questão. O site AppleInsider afirma, no entanto, que “tempo passado com o mais recente beta (do iOS) mostra uma melhoria visível” na funcionalidade do sensor de proximidade.

Mantenha seus dedos cruzados para que agora dê certo. Se o rumor for verdadeiro, após três atualizações e um case emborrachado, o iPhone 4 finalmente poderá estar à altura de seu potencial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail