Home > Dicas

iPhone 4 vs. Droid X: saiba qual smartphone leva a melhor

Novo celular da Apple vence em resolução de tela, mas aparelho da Motorola se destaca em armazenamento e conectividade; confira os detalhes dessa disputa

PC World / EUA

24/06/2010 às 13h16

Foto:

Na semana passada, a Motorola anunciou o Droid X – a resposta da companhia ao iPhone 4 da Apple, lançado dia 24/6 em  cinco países. Segue abaixo uma comparação entre o hardware e software dos dois telefones.

Para mais informações, veja ao final da matéria a nossa tabela comparativa com as especificações dos dois aparelhos.

Começa a luta
Como o iPhone 4, o Droid X não é uma grande surpresa, uma vez que já “vazaram” imagens e especificações do aparelho na Web há algumas semanas. Mas agora é oficial: Verizon, Motorola e Google lançaram seu competidor mais recente para o telefone da Apple, que causou confusão até mesmo no estágio de pré-venda, com mais de 600 mil vendas registradas em apenas um dia.

Leia mais:

- iPhone 4: o que mostram os primeiros reviews

 

- Desmontado: conheça o iPhone 4 por dentro

 

E como Droid X se compara ao iPhone 4? No final das contas, essa é uma batalha ferrenha entre duas plataformas diferentes: o iOS 4, da Apple, um jardim cercado que não para de crescer, e o sistema Android, que está rapidamente alcançando o rival ao adicionar aparelhos poderosos e inúmeras atualizações de software.

Abaixo, serão discutidos e comparados alguns dos principais recursos de hardware e software dos dois smartphones rivais. É importante lembrar que, até que o lançamento do Droid X, no dia 15/7 nos Estados Unidos (com preço de 199 dólares, para quem assinar um contrato de dois anos com a operadora), não será possível realizar uma comparação baseadas em testes, por isso, só é possível comparar as especificações listadas dos aparelhos.

Poder de processamento : empate
Como boa parte dos smartphones modernos, o Droid X usa um processador de 1GHz, mesma velocidade de clock do iPhone, que utiliza o chip A4 (também usado no iPad). Nenhuma das empresas especificou a quantidade de memória RAM dos aparelhos, mas uma recente análise do iPhone desmontado mostrou que o aparelho possui 512 MB de RAM, número do qual o aparelho da Motorola deve se aproximar.

Quando os aparelhos se tornarem disponíveis, será possível realizar uma comparação de velocidade apropriada.

droidx.jpg

Droid X (dir.) chega para brigar com o iPhone 4. Será que consegue?

Tela e resolução - Vencedor: iPhone 4

O Droid X possui uma tela de 4,3 polegadas, maior do que a do iPhone 4, de 3,5 polegadas. Ambas são multitouch. Mas o vencedor nessa categoria tem de ser o telefone da Apple porque ele possui mais pixels por polegada (ppi) (com sua “Retina Display”) do que o aparelho da Motorola.

A tela do Droid X pode ser melhor para assistir a vídeos pelo seu maior tamanho, mas em termos de qualidade de imagem, a maior resolução e a tecnologia IPS (In-plane Switching) da tela do iPhone 4 dão o golpe final.

O tamanho da tela, é claro, pode ser uma questão de preferência, mas a maioria dos consumidores provavelmente não vai precisar do espaço de visão extra do Droid X, especialmente em prejuízo de qualidade de imagem. Além disso, o tamanho extra de tela no Droid torna o aparelho maior e mais pesado do que o iPhone 4.

 

Armazenamento - Vencedor: Droid X

O iPhone 4 não possui uma versão de 64 GB, como o iPod Touch, mas apenas modelos de 16 GB e 32 GB, a exemplo da geração anterior 3GS. O Droid X, no entanto, possui armazenamento embutido de 8 GB, assim como um cartão microSD de 16GB incluso.

Como o aparelho da Motorola suporta cartões microSD de até 32GB, é possível aumentar seu armazenamento para até 40GB, o que não se consegue fazer no iPhone 4. Além disso, o modelo de preço básico de 199 dólares do Droid X vem com 8 GB a mais de armazenamento do que o iPhone 4 de mesmo valor (o modelo de 16GB).


Câmera e Multimídia - Empate

As fotos já disponíveis tiradas com a câmera de 5 MP do iPhone 4 são ótimas. Ela possui um flash  LED para  fotografar em condições de pouca luz, e pode gravar vídeos em HD (720p). Mas o Droid possui uma câmera de 8MP e um flash de dual LED, e também pode gravar vídeos em 720p.

Adicione a isso uma porta de saída HDMI no Droid X, e o aparelho da Motorola seria o vencedor sem contestação. Mas o iPhone 4 tem alguns truques na manga, como uma câmera frontal para vídeochamadas (um recurso que o Droid X não possui), e por 5 dólares você pode comprar o iMovie para iPhone, simplesmente o melhor editor móvel de vídeos lançado até o momento (e exclusivo para o telefone da Appl).

Quando os aparelhos forem lançados, será possível realizar testes mais precisos. Mas, por enquanto, com base apenas nas especificações, é um empate.


Conectividade - Vencedor: Droid X

No departamento de conectividade, o Droid X e o iPhone 4 empatam em alguns pontos. Os dois aparelhos possuem Wi-Fi, GPS, e Bluetooth, e ambos podem ser usados como um modem (tethering) por mais 20 dólares por mês (valor para os Estados Unidos). O que o Droid pode fazer que o telefone da Apple não pode é funcionar como um hotspot móvel. Por esses 20 dólares extras por mês, o aparelho da Motorola permite que você se conecte com até cinco aparelhos compatíveis com a rede da Verizon, como o seu notebook, iPad ou outros gadgets.


Sistemas: iOS X Android - Empate (até agora)

De uma forma geral, o Droid X pode superar o iPhone 4 em termos de hardware, mas ultimamente os consumidores estão mais focados em como um sistema operacional é fácil e rico de se utilizar em um smartphone. O Android está realizando grandes avanços nesse departamento, mas ainda precisa de mais um pouco para alcançar o rival.

Usabilidade à parte, o problema com o Droid X é que ele não será vendido com a última versão do Android (o 2.2) em 15/7, mas apenas com a atual 2.1. Isso significa que apenas em algum momento no terceiro trimestre, quando receber a versão 2.2 do sistema, o aparelho terá total suporte do Adobe Flash (algo que não deve se encontrar muito em breve no iPhone).

A multitarefa também chegou ao iOS 4, por isso o Android não possui mais essa vantagem sobre o iPhone. O mesmo vale para aplicativos, uma vez que a App Store da Apple reina suprema, com mais de 225 mil aplicativos, enquanto a Motorola afirma que o Android Market possui mais de 65 mil.

Um truque legal que o Droid X vai ter, ainda não disponível no iOS, é o Swype, um sistema que permite que você digite dados no teclado sem ter de levantar seus dedos da tela. O Swype é o modo padrão de entrada de dados, mas também é possível utilizar um software de teclado multitouch comum no telefone.

Outras coisas para se ter em mente
Um recurso notável agora presente no Droid X é a tecnologia de cancelamento de ruído, que deve melhorar a qualidade de ligações ao bloquear outros sons ao redor, com exceção da sua voz. O iPhone 4 possui dois microfones, sendo que um deles é usado para cancelamento de ruído, enquanto o aparelho da Motorola possui três. Ainda é preciso ver como esses recursos irão se comportar em testes na vida real.

E claro, por último, mas não menos importante, a batalha entre Droid e iPhone 4 não é apenas um desafio entre Apple, Motorola e Google. Também é uma competição entre as duas maiores operadoras dos EUA, a Verizon e a AT&T.

É importante notar que os dois telefones possuem dispositivos internos e estruturas de antenas renovados para tentar resolver problemas de recepção, mas a AT&T continua com problemas, em comparação aos usuários de iPhone de outros países, que não enfrentam tantos problemas de rede quanto os usuários dos EUA.

- Tabela comparativa iPhone 4 X Droid X (clique na imagem para ampliar)

iphone4_droidx.png

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail