Home > Notícias

iPhone 4G deve chegar às lojas em julho, diz analista

Anuncio do aparelho está previsto para próxima semana na WWDC 2010, evento para desenvolvedores da Apple; preços dos modelos 3G e 3GS caem no Brasil e nos EUA

Macworld / Reino Unido

03/06/2010 às 12h02

Foto:

A Apple deve  lançar a quarta geração de seu celular (que tem sido chamada de iPhone 4G e de HD) no próximo mês de julho, segundo informações publicadas por um analista de mercado ontem, 2/6.

O novo iPhone pode chegar um mês após o seu anúncio oficial, que é esperado para acontecer no próximo dia 7 na WWDC 2010 (Conferência Anual de Desenvolvedores), em São Francisco, Estados Unidos, informa Doug Reid, da Thomas Weisel Partners. Ele vai suceder o iPhone 3GS, que foi anunciado em 8 de junho do ano passado e tornou-se disponível apenas 11 dias depois.

De acordo com Reid, o aparelho rodará  o sistema  operacional iPhone 4.0 OS, que vai habilitar multitarefa (multitasking) real para que os usuários possam rodar vários aplicatvos de uma vez. O iPhone já inclui recursos de multitarefa, mas são limitados para apenas determinados aplicativos, como e-mail. Outras melhorias também incluem uma câmera frontal e maior vida de bateria. O OS 4.0, que foi anunciado em abril, ainda possui habilidades de leitura de e-books e organização de arquivos.

Existe um “entusiasmo significativo dos consumidores” pela nova geração de iPhone, informa Reid. Atualmente, o aparelho está disponível em mais de 90 países.

A AT&T é a provedora de serviços wireless para o telefone nos EUA, mas o Wall Street Journal informou, em março, que a Apple estava produzindo uma versão CDMA (Code Division Multiple Acess ou Acesso Múltiplo por Divisão de Código) do iPhone para a Verizon, outra operadora do país. No entanto, Reid disse que a companhia pode não anunciar provedores adicionais de serviço wireless na WWDC.

iphone3gsx2x478.jpg

Novo iPhone, que deve ser anunciado na próxima segunda, 7/6, vai suceder os modelos 3GS (na foto); preços dos modelos atuais estão em queda

A Apple não comentou oficialmente a próxima geração do famoso telefone, mas acontecimentos recentes apontam para um anúncio em breve. Em abril, o site Gizmodo publicou detalhes de um suposto modelo da próxima geração de iPhone que era mais fino, porém um pouco mais pesado do que o 3GS.

Após muita confusão, o aparelho,  comprado pelos editores do site por 5 mil dólares, foi devolvido para a empresa de Steve Jobs. Documentos de uma investigação criminal sobre o telefone em questão se referiam a ele como um “protótipo de iPhone 4G”.

Um site vietnamita também desmontou um protótipo de iPhone recentemente e descobriu que ele inclui um chip A4 (desenvolvido pela Apple). O chip sugere que o aparelho terá melhores recursos de multimídia e vídeo. Uma versão do A4 está sendo usado no iPad, que permite aos usuários assistirem a vídeos HD de 720p.

Em outro sinal de que um novo smartphone está no forno, os preços dos modelos 3G e 3GS caíram nas últimas semanas. No Brasil, algumas operadoras derrubaram em até 37% os valores dos aparelhos 3G e 3GS (que ainda continuam com preços altos); enquanto nos EUA, o Wal-Mart está vendendo o 3GS de 16GB por 97 dólares, com um contrato de dois anos com a AT&T. No site da Apple, o mesmo telefone sai por 199 dólares.

O estudo de Reid não foi o único relacionada ao novo iPhone a ser publicado nesta semana. Juntos, o novo telefone e o iPad poderiam abocanhar as vendas do iPod, afirma o analista financeiro da Broadpoint AmTech, Brian Marshall, em um relatório de pesquisa publicado na terça, 1/6.

“O iPhone e o iPad integraram com sucesso a funcionalidade de um iPod em um smartphone/tocador de mídia e efetivamente tornaram obsoleta uma porção significativa da família iPod”, explica Marshall. Ele ainda informa que as vendas do tocador de músicas da Apple têm diminuído regularmente nos últimos trimestres.

Agora é esperar a próxima semana para ver se Steve Jobs vai realmente anunciar o próximo iPhone na WWDC 2010.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail