Home > Notícias

iPhone 4S no comando: hacker usa Siri para “controlar” carro

Com ajuda de sistema de controle remoto e servidor proxy, Brendon Fiquett usou recurso do smartphone para abrir a porta, ligar o veículo e acessar o porta-malas

Macworld / Reino Unido

28/11/2011 às 11h46

Foto:

Na semana passada, foram publicadas notícia na web mostrando como os hackers tinham conseguido usar o novo assistente de voz Siri, exclusivo do iPhone 4S, para fazer mais do que apenas anotações e previsões do tempo. Desde então, mais pessoas avançaram no assunto e descobriram outras maneiras pela qual o recurso pode controlar coisas por meio de um servidor proxy. Mas a habilidade mais interessante de todas essas é o uso do Siri para controlar funções de um carro.

O desenvolvedor Brendon Fiquett criou esse hack utilizando um servidor proxy e um plugin que permite enviar comandos para o carro. Até o momento, o Siri pode trancar e destrancar o carro, abrir o porta-malas e ligar e desligar o veículo.

Leia também: 

 

- iPhone de estudante de SP pega fogo enquanto é carregado na tomada

 

Para isso, o recurso de voz responde a comandos como "Vehicle Start" ("Iniciar veículo"), "Vehicle Stop" ("Parar veículo"), "Vehicle Pop Trunk" ("Fechar porta-malas de veículo"), além de outros um pouco mais informais: "Start my car" (“Ligue meu carro”), "Lock my car" (“Tranque meu carro”), "Pop my trunk" (“Feche meu porta-malas”).

É claro que isso não vai funcionar em qualquer carro – o automóvel de Fiquett tem o sistema Viper SmartStart instalado para que possa ser controlado remotamente. Assim, veículos sem algum tipo de controle remoto não poderão se beneficiar dessa tecnologia. Mas se você pode controlar remotamente seu carro, isso pode ser algo bom no futuro para quem costuma esquecer/perder as chaves, ou talvez nunca as encontre na bolsa. 

Confira abaixo um vídeo de Fiquett mostrando o Siri ligando o motor do seu carro. Para mais detalhes técnicos e o que é preciso para fazer nesse experimento, veja o  blog dele.

Vale lembrar que o iPhone 4S já foi homologado pela Anatel e deve chegar ao mercado brasileiro até o final do ano.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail